Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUS
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Competências individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração
Autor(es): Anderson de Souza Sant'anna
primer Tutor: Lucio Flavio Renault de Moraes
primer Co-tutor: Zelia Miranda Kilimnik
primer miembro del tribunal : Zelia Miranda Kilimnik
Segundo miembro del tribunal: Gardênia Abbad de Oliveira Castro
Tercer miembro del tribunal: Talita Ribeiro da Luz
Cuarto miembro del tribunal: Marisa Pereira Eboli
Quinto miembro del tribunal: Antonio Luiz Marques
Resumen: A presente tese teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis Competências Individuais, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho. Visou, também, proceder a um diagnóstico da situação das mesmas junto aopúblico alvo desta pesquisa, o qual abrangeu 654 profissionais de organizações mineiras que, no momento de sua realização, encontravam-se matriculados em cursos de pós-graduaçãolato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Tendo em vista tais objetivos, realizou-se uma pesquisa quantitativa, utilizando-se, como instrumento de coleta de dados um questionário, submetido a tratamento estatístico, por meio de técnicas descritivas e multivariadas. Como referencial teórico, vale salientar a utilização da Abordagem de Análise dos Padrões de Modernidade, proposta por Eboli (1996), do Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa, elaborado por Hackman e Oldham (1975) e derevisão das abordagens inglesa e francesa sobre a Competência, a qual se constituiu no marco teórico para a identificação das competências individuais mais enfaticamente requeridas aostrabalhadores como resposta às novas demandas do atual ambiente dos negócios. Como resultados, foram validadas as escalas propostas para a mensuração das variáveis de interesse deste estudo. Concomitantemente, foram verificadas as hipóteses que nortearam suarealização, permitindo-nos constatar a existência de relações positivas e lineares entre as variáveis Competências Individuais Requeridas e Modernidade Organizacional, Competências Individuais Requeridas e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, Modernidade Organizacional e Satisfação do Trabalhador no e com o Trabalho, bem como a existência de relação de dependência entre Modernidade Organizacional (variável independente) e Satisfação do Trabalhador no e com o seu Trabalho (variável dependente). Da mesma forma, o modelo hipotetizado apresentou um ajuste que pode ser caracterizadocomo bom. Já quanto ao diagnóstico da situação das variáveis de interesse deste estudo, cabe destacar a constatação de realidades diferenciadas e heterogêneas, em que se observam organizações em diferentes estágios quanto às competências individuais requeridas, o grau de modernidade organizacional e o nível de satisfação de seus trabalhadores. Não obstante tais diferenças, é notória a incorporação, muito embora de forma não radical, de características de modernidade e de satisfação investigadas; cabendo ressalvar, entretanto, que os traços de modernidade e os ganhos em termos de trabalhos mais satisfatórios mostram-se acompanhados por exigências muito maiores em relação aos trabalhadores.
Abstract: This thesis has the aim of investigating the relations between the variables Individual Competencies, Organizational Modernity and Workers Satisfaction at Work. It is also aimed at the procedure of diagnosing the situation of the same variables in relation to the people who are the target of this research, which included 654 professionals from organizations of Minas Gerais, who were enrolled, at the time it was carried out, in lato-sensu post-graduation courses on Administration, offered by institutions of superior education in Belo Horizonte (MG). Bearing in mind these objectives, a quantitative research was performed, using the questionnaire as a basic instrument of data collecting, which was submitted to statistical treatment through descriptive and multivariate analysis techniques. As theoretical reference, one should emphasize the utilization of the Organizational Modernity Estimate Approach, proposed by EBOLI (1996), of the Assignments Basic Dimensions Model, worked out by HACKMAN & OLDHAM (1975) and of the review of the English and French Approaches on the Competence, which constitutes a theoretical mark to identify the individual competencies that are mostly required from the workers, as responses to the new demands from the current business environment. As a result of this research, the scales proposed for measuring the variables concerning this study were validated. At the same time, the hypotheses which guided the accomplishment of the mentioned study were verified, which made possible the verification of the existence of positive and linear relations between the variables: Required Individual Competencies and Organizational Modernity; Required Individual Competencies and Workers Satisfaction at Work; Organizational Modernity and Workers Satisfaction at Work, as well as the existence of a dependence relation between Organizational Modernity (independent variable) and Workers Satisfaction at Work (dependent variable). Likewise, the hypothesized model displayed an adjustment that can be characterized as very good. As to the diagnosis of the situation of the variables concerning this study, it is important to emphasize the verification of differentiated and heterogeneous realities, on which one can perceive organizations in different stages, concerning the required individual competencies, the degree of organizational modernity and the satisfaction level of its workers. In spite of these differences, it is widely known the incorporation, though not radically, of the investigated characteristics of modernity and satisfaction; it is important to caution, however, the aspects of modernity and the gains in terms of more satisfying jobs are followed by far greater demands to the workers.
Asunto: Qualificações profissionais
Capacidade executiva
Satisfação no trabalho
Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99MHUS
Fecha del documento: 19-abr-2002
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo TamañoFormato 
tese_anderson_de_souza_santanna.pdf948.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.