Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C9G4L
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A intervenção no lazer na política de segurança pública: a construção de saberes de oficineiros no programa Fica Vivo!
Authors: Samuel Santos
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco
Second Referee: Walter Ernesto Ude Marques
Abstract: O profissional de Educação Física atua como oficineiro no Programa Fica Vivo!, uma ação da Política de Prevenção Social à Criminalidade do Estado de Minas Gerais e também denominada Política de Segurança Pública Cidadã. O Programa atende jovens com idade entre 12 a 24 anos e são moradores dos locais que apresentam indicadores elevados de homicídios, na cidade de Belo Horizonte, região metropolitana e interior do Estado. Esse trabalho buscou identificar e analisar os saberes mobilizados por oficineiros formados em Educação Física que atuam no Fica Vivo! de Belo Horizonte, bem como compreender de que forma os saberes são construídos e apropriados por eles. Utilizando a abordagem qualitativa e a ação multimetodológica, contemplou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na revisão de literatura foram utilizados os estudos sobre saberes docentes, segurança pública e lazer. Durante a investigação documental privilegiou-se os seguintes documentos: Plano Estadual de Segurança Pública (2003), Metodologia do Programa Fica Vivo! (2009) e o site institucional da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), órgão estatal responsável por gerenciar e institucionalizar as ações do Programa. A pesquisa de campo possibilitou uma imersão em onze oficinas do Fica Vivo! e a realização de nove entrevistas semiestruturadas com os oficineiros responsáveis pelos conteúdos de esporte e cultura. A análise das entrevistas permitiu o levantamento das seguintes categorias temáticas: sujeitos da pesquisa e construção de saberes; saberes mobilizados nas oficinas; saberes sobre o contexto da atuação; e relações entre saber e poder no Programa Fica Vivo! O estudo mostra que o lazer é elemento central durante a mobilização dos saberes dos oficineiros e tem presença marcante nos documentos da política. Além disso, pode ser visto como um direito social, instrumento de cidadania e mecanismo para proteção social. Os saberes das experiências dos oficineiros fornecem táticas variadas para as intervenções. A pesquisa levanta que a produção dos saberes necessita de alargar a compreensão das diferentes formas de conhecimento que podem conviver lado a lado, o saber científico e o saber que emerge da dinâmica social e cultural cotidiana. Assim sendo, abrir possibilidades para novas dinâmicas de intervenção sobre as populações e comunidades.
Abstract: The professional of Physical Education works as a workshop teacher at Fica Vivo!, an action of Criminality Prevention and Social Politics of Estado de Minas Gerais and known as Citizen Public Security Politics. The Program focuses on young people between the ages of eleven and twenty four, who live in places that present a higher indicator of murder, in the city of Belo Horizonte, its surrounding cities, and the interior of the state of Minas Gerais. This work tries to identify and to analyze the construction of knowledge applied by workshop teachers, graduated in Physical Education, who work at Fica Vivo! in Belo Horizonte, as well as to understand how this knowledge is constructed and appropriated by them. Using a qualitative approach and a multi-methodological action, this study contains bibliographic, document, and field research. In the revision of this literature, studies about teachers knowledge, public security and leisure were used. During the document investigation, the following texts were selected and analyzed: Plano Estadual de Segurança Pública de Minas Gerais (2003), Metodologia do Programa Fica Vivo! (2009), and the institutional site of Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), which has the responsibility to manage and to institutionalize the Program of actions. In the field research, an immersion in eleven workshops at Fica vivo! was made and the realization of nine semi-structured interviews with the workshop teachers responsible for the contents of sports and culture. The analysis of the interviews allowed the uprising of the following thematic categories: subject of research and construction of knowledge; knowledge used in the workshops; knowledge about the context of actuation; and relations between power and knowledge at Program Fica Vivo! The study shows how leisure is a central element during the construction of knowledge for workshop teachers and it has had a strong presence in political documents. Moreover, it can be seen as a social right, a citizenship instrument, and a social protection mechanism. The knowledge experiences of workshop teachers supply various tactics for the actuations. The research considers that the knowledge production needs to broaden the understanding of the different knowledge forms that can live side by side, scientific knowledge and the knowledge that appears from social and everyday cultural dynamics. Thus, opening possibilities for new dynamics of actuation on the populations and communities.
Subject: Políticas públicas Minas Gerais
Lazer Aspectos sociais
Lazer e educação
Segurança pública
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C9G4L
Issue Date: 7-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_samuel_santos.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.