Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CJJHL
Type: Monografias de Especialização
Title: A ludo - educação como estratégia para estimular a participação dos usuários dos grupos operativos relato de experiência
Authors: Gustavo Mendes Duarte
First Advisor: Maria Teresa Marques Amaral
First Referee: Eliana Aparecida Villa
Abstract: A estratégia da saúde da família veio modificar o modelo de saúde tradicional, buscando levar a saúde mais próxima às famílias e, conseqüentemente, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. Implica em atuar de maneira preventiva, levando cuidados iniciais e principalmente informando a população sobre as maneiras mais adequadas de se manter a saúde. Uma das estratégias utilizadas pelas Equipes de Saúde da Família é o grupo operativo, que reúne pessoas com um mesmo problema de saúde para orientá-los de maneira mais eficiente. O presente estudo visa relatar a experiência de utilização de uma nova metodologia de ensino, a partir da confecção de jogos que tornem os grupos operativos mais atraentes, menos repetitivos e com maior capacidade de produzir conhecimento entre seus participantes. Para isso foi criado o Jogo da Vida, que foi utilizado com os integrantes do grupo de tratamento e combate ao tabagismo. Tal jogo versava sobre informações sobre o tabagismo e estimulava os participantes a identificarem informações corretas e incorretas sobre o tema. Após a aplicação do jogo, pôde-se, através dessa experiência, inferir que as pessoas tiveram uma maior participação na atividade e que foram capazes de produzir conhecimento a partir das informações e brincadeiras presentes no jogo.
Abstract: The strategies of the health of the family has modified the traditional model of health, seeking to bring the most closely's health and families and improving Brazilians quality of life. Implies on acting in a preventive way, bringing initial care, and mainly, better ways of maintaining health. One of the strategies used by teams of familys health is the operative group, which put together people with the same health problem to orient them more efficiently. The aim of this paper is propose and implement a new teaching methodology from the confection of games that become operative groups more attractive, less repetitive and more capable of producing knowledge among its participants. For this, it was created a game called Game of Life, which was used with the members of the treatment group and fight against smoking. This game was about information on smoking and encouraged participants to identify correct and incorrect information on the subject. After the application of the game, it was possible to conclude that people had more participations in the activity and were able to produce knowledge from information, and play in the game.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CJJHL
Issue Date: 7-Aug-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_final...pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.