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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9FK4
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Viviane Elisangela Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Jose de Paula Silva | pt_BR |
dc.creator | Bernard Fonseca Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T18:00:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T18:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D9FK4 | - |
dc.description.abstract | Despite of the factors that cause oral diseases and of the well known means of control, these diseases still represent important problems in public health. The promotion of health through oral health education is an alternative that has shown significant results, especially when dealt with schoolers, their familiars and teachers. The schoolers represent the favorite group of dental surgeons for this type of work and the school has the greatest reference for the community. For an educational program reach its goals it is necessary to have good managing plans and the professionals must be motivated and capable, because just the transfer of information is not able to promote a change of habit in the individual. In this study, was performed a literature review, to obtain the current status of oral health education for schoolers, considering: concepts, techniques and experiences of educational programs in order to guide professionals in the Family Health Strategy. Most professionals are graduated without any commitment to the social needs of the Unified Health System, and the actions taken, often do not reach the expected goals. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apesar dos fatores que causam as doenças bucais e dos meios de controle serem bem conhecidos, estas doenças ainda representam importantes problemas de saúde pública. A promoção de saúde através da educação em saúde bucal é uma alternativa que vem apresentando resultados significativos, principalmente quando trabalhado com escolares, seus familiares e professores. Os escolares representam o grupo preferido dos Cirurgiões-Dentistas para este tipo de trabalho e a escola é o local de maior referencia dentro da comunidade. Para que um programa educativo alcance seus objetivos é necessário ter um bom planejamento e que os profissionais estejam motivados e capacitados, pois apenas a transferência de informações não é capaz de promover uma mudança de habito no individuo. Neste estudo foi realizada uma revisão da literatura a fim de obter a situação atual da educação em saúde bucal para escolares observando conceitos, técnicas e experiências de programas educativos com o intuito de orientar profissionais da Estratégia de Saúde da Família. A maioria dos profissionais são formados sem o compromisso com as necessidades sociais do Sistema Único de Saúde, e muitas vezes as ações desenvolvidas não alcançam os objetivos esperados. Portanto, é fundamental que as estratégias de desenvolvimento das políticas públicas de saúde bucal sejam trabalhadas na formação dos profissionais que atuam no serviço público de saúde, seja na graduação ou através da educação continuada. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Escolares | pt_BR |
dc.subject.other | Estratégia Saúde da Familía | pt_BR |
dc.title | Educação em saúde bucal para escolares: uma revisão em busca da qualidade | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família / EAD |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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