Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
Authors: | Sintia Gomes Candido Alves Costa |
First Advisor: | Edna Afonso Reis |
First Referee: | Ilka Afonso Reis |
Second Referee: | Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro |
Abstract: | Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Subject: | Estatística Matemática Estudo e ensino Ensino fundamental Parâmetros curriculares nacionais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM |
Issue Date: | 23-Aug-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_estat.._1__final.pdf | 229.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.