Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Type: Monografias de Especialização
Title: A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
Authors: Sintia Gomes Candido Alves Costa
First Advisor: Edna Afonso Reis
First Referee: Ilka Afonso Reis
Second Referee: Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro
Abstract: Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.
Subject: Estatística
Matemática Estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares nacionais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Issue Date: 23-Aug-2011
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_estat.._1__final.pdf229.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.