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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores
Autor(es): Sintia Gomes Candido Alves Costa
primer Tutor: Edna Afonso Reis
primer miembro del tribunal : Ilka Afonso Reis
Segundo miembro del tribunal: Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro
Resumen: Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.
Asunto: Estatística
Matemática Estudo e ensino
Ensino fundamental
Parâmetros curriculares nacionais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Fecha del documento: 23-ago-2011
Aparece en las colecciones:Especialização em Estatística

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