Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A estatística nos livros de matemática das séries iniciais: uma análise fundamentada nos parâmetros curriculares nacionais de matemática e uma abordagem com os professores |
Autor(es): | Sintia Gomes Candido Alves Costa |
primer Tutor: | Edna Afonso Reis |
primer miembro del tribunal : | Ilka Afonso Reis |
Segundo miembro del tribunal: | Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro |
Resumen: | Este artigo teve como objetivo verificar e analisar, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, a abordagem dos livros didáticos e dos professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) em relação ao ensino da disciplina Estatística. A questão orientadora do artigo foi a de que, mesmo que os livros didáticos estivessem incluindo o ensino da Estatística entre seus tópicos, alguns professores não trabalhariam com este tema em sala de aula pelo fato de não ter conhecimento da disciplina. O referencial teórico tem embasamento nos trabalhos de Muniz (2006), Friolani (2007), Lopes (1998), entre outros. O artigo foi desenvolvido com enfoque qualitativo descritivo e apresenta, com o objetivo de verificar as hipóteses em questão, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática de 1ª a 4ª séries e o resultado de uma pesquisa realizada com 19 professores que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Asunto: | Estatística Matemática Estudo e ensino Ensino fundamental Parâmetros curriculares nacionais |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DFHBM |
Fecha del documento: | 23-ago-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_estat.._1__final.pdf | 229.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.