Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNDXN
Type: Monografias de Especialização
Title: Perfil dos alunos de nível técnico de uma escola de enfermagem de Belo Horizonte
Authors: Tauana Wazir Mattar e Silva
First Advisor: Eline Lima Borges
First Referee: Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
Abstract: Os cursos profissionalizantes são um meio que muitas pessoas encontram para melhorar as condições de vida, de adquirir uma profissão digna e otimizar a ascensão profissional no mercado de trabalho. Os cursos técnicos de enfermagem formam trabalhadores que atuarão sobre a vida da população. Portanto, deseja-se que as ações sejam providas de ética, princípios e valores, competências e habilidades, instituindo o fazer com saber. Perceber que determinadas instituições de ensino fazem mudanças nos planos de ensino e currículo sem antes avaliar sistematicamente o perfil dos discentes e egressos originou uma inquietação e que merece ser vista de forma científica. A pesquisa se faz relevante por conhecer alunos de nível técnico de enfermagem, além da importância que a educação profissional possui na vida deles. Os objetivos do estudo foram caracterizar os alunos de um curso técnico de enfermagem de uma escola de Belo Horizonte e identificar as suas expectativas após a conclusão do curso. Trata-se de um estudo transversal, do tipo descritivo exploratório, realizado na cidade de Belo Horizonte, em uma escola de enfermagem particular. A mantenedora é uma instituição filantrópica que tem como princípios a filosofia evangélica e contou com amostra de 95 alunos. Os resultados encontrados confirmaram que a maioria dos alunos era do sexo feminino, com idade entre 26 e 30 anos, solteira, sem filhos, que residia, trabalhava e estudava em Belo Horizonte, em casa própria, com renda familiar de dois a três salários mínimos, e que usava como meios de comunicação o celular, computador e internet. A maioria também cursou o ensino fundamental e médio de forma regular, não possuía formação profissional anterior e avaliou o processo de aprendizagem do curso em andamento como excelente, sendo os professores os maiores responsáveis por esse resultado. A maior parte considerou o estágio como muito aproveitável, mesmo estando no início do curso. O cansaço físico foi apontado como a dificuldade que predominou para que o curso fosse concluído. Houve divergência na escolha das áreas com mais afinidade de atuação, mas o desejo de se inserir no mercado de trabalho formal foi a expectativa da maioria. Os resultados fornecerão subsídios para a revisão direcionada do currículo, adequação das metodologias de ensino utilizadas e avaliação da coerência do plano de ação curricular com as expectativas do público-alvo. Embora existam estudos sobre o ensino profissionalizante em enfermagem, a produção científica sobre o perfil do aluno do curso técnico de enfermagem ainda é escassa.
Abstract: The vocational courses are a way that many people find out to improve their life conditions, to acquire a worthy profession and optimize their advancement in the labor market. Nursing technical courses form workers who will act on the population lives. Therefore, it is hoped that actions bear ethics, principles and values, as well as competencies and skills, instituting making with knowing how to make it. It is necessary to realize that certain educational institutions make changes in the curriculum and in the teaching plans without first systematically assess the profile of regular and graduated students originated a restlessness that deserves to be seen in a scientific way. The search is relevant because it understands nursing technician level students, in addition to the importance that vocational education has in their lives. The objectives of the study were to characterize the students of a nursing technician course in a school of Belo Horizonte and identify their expectations upon completion of the course. This is a cross-sectional study, descriptive, exploratory type held in the city of Belo Horizonte, in a private nursing school. The maintainer is a philanthropic institution that has evangelical philosophy principles and relied on a sample of 95 students. The found results have confirmed that most students were female, aged between 26 and 30 years old, unmarried, without children, who lived, worked and studied in Belo Horizonte, at their own home, with family income between two and three minimum Brazilian salaries, and which used as media, cell phone, computer and internet. Most also attended elementary and high school on a regular basis, had no prior professional training and assessed the process of learning of the course in progress as excellent, being the teachers the most responsible for this result. The majority considered the trainee program effective, even at the beginning of the course. The physical fatigue was appointed as the predominant difficulty to complete the course. There was divergence in the choice of areas with more practice, but the affinity desire to start in the formal labor market was the expectation of the majority. The results will provide subsidies for targeted review of the curriculum, adequacy of methodologies and evaluation of education used coherence of curricular action plan with audience expectations. Although there are studies on the vocational nursing, scientific production on the student profile of nursing technician course is still scarce.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DNDXN
Issue Date: 3-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
perfil_dos_alunos_de_nivel_tecnico_de_uma_escola_de_enfermagem_de_belo__horizonte.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.