Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHJ8V
Type: Monografias de Especialização
Title: O coaching e a psicoterapia cognitiva comportamental: um estudo de metodologias afins
Authors: Magda Santos Costa
First Advisor: Rute Maria Velasquez Santos
First Referee: Rodrigo Nicolato
Abstract: A história da Psicoterapia Cognitivo Comportamental, tratada comumente como TCC, tem início em 1956 quando Aaron Beck realizou pesquisas acerca da depressão. Agrega técnicas e conceitos vindos de duas outras principais abordagens: a cognitiva e a comportamental, mas suas bases teóricas vieram da terapia racional-emotiva (TREC), desenvolvida pelo psicólogo americano Alberto Ellis. A TCC vem demonstrando eficácia em pesquisas científicas, além de ser uma das primeiras a reconhecer a influência do pensamento sobre o afeto, o comportamento, a biologia e o ambiente, que, com base nos pressupostos teóricos da TCC, pode-se dizer que os indivíduos dão significado próprio a pessoas, acontecimentos, sentimentos e demais situações vividas e com base nisso comportam-se de determinada forma, construindo diferentes hipóteses sobre o futuro e sobre sua própria identidade, reagindo de formas diferentes em situações específicas, podendo chegar a conclusões também variadas, sob risco de fazê-la de forma distorcida, desadaptada ou disfuncional, causando-lhe sofrimento ou inadequação social. O Coaching, por sua vez, é uma intervenção voltada para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional, que, a partir da década de 80 vem sendo desenvolvido de forma crescente no meio corporativo, por profissionais de formação multidisciplinar. Muitos modelos guardam grande semelhança com a metodologia utilizada pela TCC, apesar de não usar a definição e conceitos da mesma. Ambas, TCC e coaching contemplam a cooperação entre o terapeuta e o paciente de forma que as estratégias para a superação de problemas concretos sejam planejadas em conjunto, trabalham com metas, número de sessões definidas, exercícios extra sessão, etc. A pesquisa bibliográfica identificou pontos semelhantes e pontos divergentes entre as duas abordagens, além de constatar que o interesse pelo tema coaching vem crescendo, na última década.
Abstract: The history of Cognitive Behavioral Psychotherapy, also called as CBT, began in 1956 when Aaron Beck conducted researches about depression. He combines techniques and concepts becoming from two other main approaches, such as, cognitive and behavioral as well. But his theoretical background comes from the rational-emotive therapy (TREC), developed by the American psychologist, Albert Ellis. The CBT has showed efficacy into scientific researches. Besides, it has being one of the first theory in which recognizes the influence of thinking about affect, behavior, biology and environment, which are based on the theoretical assumptions of CBT. In this sense, individuals give proper meaning to people, events, feelings and real experienced situations. Based on that behave, in a certain measure, they build different assumptions about the future and their own identity, by reacting in different ways within specific situations, by reaching different conclusions and also assuming the risk of taking the conclusions in a distorted, non-adapted or dysfunctional ways. Thus, this behave can cause some kind of distress or social inadequacy. Coaching is a kind of intervention aimed to achieve personal and/or professional development professional, that from the 80's it starts to be incrementally developed within corporate environment, as a multidisciplinary training for professionals. Many models look like CBT methodology, although they do not use the same definitions and concepts. Both CBT and Coaching include cooperation between therapist and patient. Thus, the strategies used to overcome specific problems are planned together, working with targets, defined number of sessions, extra session exercises and so on. The literature research identified convergences as well as divergences between the approaches. Besides, it was verified that the interest for the subject Coaching has been increasing during last decade.
Subject: Terapia cognitivo-comportamental
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EHJ8V
Issue Date: 11-Feb-2012
Appears in Collections:Especialização em Psicoterapias Cognitivas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_magda_santos_costa___tcc_final.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.