Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL
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dc.contributor.advisor1Simone de Araujo Esteves Santanapt_BR
dc.creatorEdnice Dionisio Antunes Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T08:06:24Z-
dc.date.available2019-08-10T08:06:24Z-
dc.date.issued2013-07-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9GFFPL-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de atividades investigativas para a aquisição de capacidades e para envolver os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no Município de Varzelândia, MG em relação ao tópico Reciclagem e Preservação Ambiental. Esse tópico é apresentado no bloco temático Diversidade dos Materiais do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Ciências Naturais da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A estratégia metodológica deste trabalho refere-se à aplicação de uma sequência didática de atividades investigativas oportunizando ao aluno participar de seu processo de aprendizagem em todas as atividades propostas - orais, escritas, experimentais e representativas. A metodologia de pesquisa constou de um pré-teste para averiguar o conhecimento prévio do aluno a respeito do assunto em pauta, seguida da sequência de atividades como as experimentais, as pesquisas bibliográficas, o estudo de textos, a representação teatral, encerrando com o pós-teste para verificar se houve aprendizagem. Juntamente com a aplicação do pré-teste e do pós-teste, estas atividades foram utilizadas como registro para coleta de dados, análise e avaliação de resultados obtidos. De início, os alunos não se mostraram tão interessados no assunto, por se tratar de um tema tão debatido até mesmo em outras disciplinas, mas, aos poucos eles foram se envolvendo e participando das atividades. No pré-teste, alguns conceitos mostraram-se equivocados, por exemplo, reciclagem, lixo e outros que ao serem discutidos ao longo das atividades investigativas, observou-se no pós-teste, a formação de conceitos mais elaborados, argumentações melhores, mais significativas, evidenciando que houve aprendizagem. Apesar desses resultados promissores, houve algumas limitações que pude perceber ao questionar os alunos sobre a composição química diversificada do lixo e sobre definição de lixo orgânico e inorgânico, bem como o entendimento por metais pesados e sua presença no nosso lixo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectlixopt_BR
dc.subjectreciclagempt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de capacidadespt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherReaproveitamento (sobras, refugos, etc)pt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensinopt_BR
dc.titleContribuições de uma sequência de atividades investigativas para o desenvolvimento de capacidades relativas ao tópico III do CBC - reciclagem e preservação ambiental em alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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