Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNJVT
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dc.contributor.advisor1Giovana Paula Rezende Siminopt_BR
dc.creatorFabíola Silveira Lemospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T03:22:53Z-
dc.date.available2019-08-14T03:22:53Z-
dc.date.issued2014-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LNJVT-
dc.description.abstractThis is an integrative literature review aimed to identify actions to promote health intended to patients with type 2 diabetes, aiming to meet the educational activities of the professionals of the Primary Care aimed at this audience. Articles were selected by the Virtual Health Library- Scientific Electronic Library Online ( SciELO ) , covering the period 2008-2012 . "Type 2 diabetes, " self - care" and " nursing " : descriptors were used . After refinements, were analyzed in full ten articles. The results show that educational practices have a positive impacton the behavior of people with diabetes. These practices included changes in lifestyle and consequent metabolic balance, reflecting the control of disease progression and especially, in the pursuit of improved quality of life. Furthermore, it presents as a strategy for reflection anddiscussion of health situations, leading to awareness, which leads to better cope with situations experienced, contributing to the advancement of knowledge in diabetes and evaluation of educational strategies aimed understand their effects on disease control and management of self-care. Thus, we highlight the importance of maintenance and innovation of education programs involving this group as the process of health education programs for diabetes associated with improvement strategy.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou identificar as ações de promoção à saúde destinadas ao paciente com Diabetes Mellitus tipo 2, tendo como objetivo conhecer as ações educativas dos profissionais da Atenção Básica voltadas a este público. Os artigos foram selecionados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde - Scientific Electronic Library Online (SciELO), compreendendo o período de 2008 a 2012. Foram utilizados os descritores: diabetes mellitus tipo 2, auto-cuidado e enfermagem. Após os refinamentos foram analisados na íntegra, dez artigos. Os resultados mostram que as práticas educativas tem um impacto positivo sobre o comportamento das pessoas com diabetes. Estas práticas incluíram mudanças no estilo de vida e consequente equilíbrio metabólico, refletindo nocontrole da evolução da doença e, principalmente, na busca da melhoria na qualidade de vida. Além disso, apresenta-se como uma estratégia para reflexão e discussão das situações de saúde, levando à tomada de consciência, o que conduz a um melhor enfrentamento das situações vivenciadas, contribuindo para o avanço do conhecimento em diabetes e a avaliação de estratégias educativas, visando conhecer seus efeitos no controle da doença e no gerenciamento do autocuidado. Assim, destaca-se a importância da manutenção e inovação dos programas de educação envolvendo esse grupo como estratégia de aperfeiçoamento do processo de educação em saúde, associado aos programas para diabetes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 2pt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleEducação em saúde ao portador de diabetes mellitus tipo 2pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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