Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJSR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O brincar na creche: linguagem, desenvolvimento e prática social construída na interação
Authors: Elizabeth Maria Martins
First Advisor: Therezinha Vieira
First Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Second Referee: Maria Lucia Miranda Afonso
Abstract: É no terreno da interação que a criança se torna um ser social, e o brincar é uma das formas que utiliza para expressar, apreender o mundo que a circunda e nele se fazer presente. Neste estudo, procuramos investigar o processo de apropriação do brincar com as crianças na faixa de zero a três anos pelas professoras de uma creche comunitária e investigar os sentidos e significados atribuídos ao fenômeno. Para tanto, foi preciso analisar a prática pedagógica no contexto da creche, uma vez que, ao lado da família, do Estado e da comunidade, essa instituição compartilha a formação da criança; compreender a organização dos espaços e o tempo destinado ao brincar, assim como a filosofia que perpassa as práticas da Instituição; perceber, discutir e refletir sobre a construção social do direito da criança à educação, seus cuidados e o brincar como atividade prioritária; e analisar como estão se processando as mudanças provocadas pelas novas diretrizes curriculares, sinalizando ações para que o brincar seja garantido e entendido como fundamental para o seu desenvolvimento como sujeito sócio-histórico e cultural. A abordagem metodológica caracterizou-se como um estudo de caso, orientado numa perspectiva etnográfica, tendo como unidade de análise uma creche comunitária de Belo Horizonte e como foco de estudo um grupo de professoras da Educação Infantil. Participaram desse estudo sete professoras duas do Berçário, duas do Maternal I, uma do Maternal II, uma do Maternal III e uma da Brinquedoteca e as crianças das respectivas turmas, totalizando 78, na faixa descrita. O trabalho de campo foi desenvolvido no ano de 2002, de fevereiro a dezembro, tendo como procedimentos para a coleta e dados a observação, a entrevista semiestruturada, videogravações e a análise documental e a microgenética. Realizamos, ao longo desse período, 12 entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica, fazendo duas visitas por semana intercalando horários e turmas, além de seis videogravações com duração de 30 minutos de situações selecionadas após a análise das entrevistas. Verificou-se nas análises a dimensão ambígua em que se encontra e é realizado o brincar na faixa de zero a três anos, uma vez que o contexto institucional embora sensibilizado quanto à sua importância, apresenta-se em certos aspectos, oprimido quanto à realização de uma lógica diferente da aplicada. O estudo revela a necessidade de uma reorganização nos espaços físicos e nos tempos pedagógicos, já percebida pelas professoras, bem como valoriza e realça o processo formativo das profissionais, desenvolvido pela reflexão continuada da prática pedagógica.
Abstract: Taking into account that it is through interaction that children become social beings and that playing is one of the ways they have for expressing themselves, for perceiving the world that surrounds them, and for them to become part of the world, the aim of this work is to investigate the process of appropriation by teachers of a Community Daycare of the act of playing by children from zero to three years of age. It also aims at investigating the senses and meanings ascribed to this phenomenon. It was necessary to analyze the teaching practices within the context of the Daycare, since together with the family, the State and the community, such an institution has the responsibility of the childrens upbringing. It was also important to understand the organization of the timing and spaces assigned to playing, as well as of the philosophy that underlies the practices of the institution. Yet, it was necessary to perceive, discuss and reflect upon the social construction of the childrens rights to education, to care, and to playing as a priority activity. And finally, to analyze how changes are occurring due to the new curriculum outlines, which indicate that childrens playing should be assured and understood as fundamental for their development as socio-historical and cultural subjects. In a methodological approach of a case study with an ethnographic perspective, which analyzes a Community Daycare in Belo Horizonte, this work focus on a group of kindergarten teachers. Seven teachers participated in this study: two of them were from nursery school, two from Maternal 1, one from Maternal 2, one from Maternal 3, and one from a Brinquedoteca(playroom). The seventy-eight children from the corresponding groups also took part in this study. The field research was developed during the year of 2002, from February to December. The procedures for the data collection were observation, semi-structured interviews, video recordings, and documental and micro genetic analysis. Within such a time period, twelve interviews with the teachers and the educational coordinator were made, by means of two visits per week, varying time and groups, and six 30 minute video recordings of situations selected after interview analysis. Through the analysis, an ambiguous dimension of playing was verified among children ages from zero to three, because, although aware of its importance, the institutional context is in certain points oppressed and unable to reorganization of physical spaces and pedagogical timing, things already perceived by teachers as needing changes. It also values and emphasizes the formative process of such professionals, based on the continuous reflection on the teaching practice.
Subject: Crianças desenvolvimento eses
Crianças Linguagem
Creches
Brincadeiras
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWJSR
Issue Date: 19-Mar-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta_ao_elizabeth_maria_martins__corrigida.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.