Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Enfermagem e as estratégias educativas para o autocuidado no puerpério |
Autor(es): | Marina Cortez Pereira |
Primeiro Orientador: | Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado |
Primeiro membro da banca : | Flavia Falci Ercole |
Resumo: | Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a promoção do autocuidado no puerpério no período de 2002 a 2012. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO E CINAHL, utilizando os descritores controlados: Educação em saúde, Enfermagem, Autocuidado e Período pós-parto. A amostra foi de oito estudos e, após análise emergiram as categorias: Estratégias fortificadoras para a promoção do autocuidado às puérperas e O impacto da educação em saúde para o autocuidado às puérperas. Conclui-se que os estudos com tal temática apresentaram-se estratégias educativas diversificadas e transformadoras que são desempenhadas pelos Enfermeiros. As ações desenvolvidas pelos profissionais dos estudos proporcionaram um aprendizado aos mesmos, dessa forma, constata-se a relevância da ação educativa em todos os serviços de saúde. |
Abstract: | An integrative literature review aimed to analyze educational strategies developed by nurses to promote self-care in the postpartum period between the years 2002-2012. The LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO and CINAHL databases were used as information sources for the following controlled descriptors: Health Education; "Nursing"; Self Care; Postpartum Period. After the analysis, the subsequent categories came out: Empowering strategies for promoting self-care to postpartum women and The impact of health education for self-care to postpartum women. We conclude that studies with this theme were presented diverse and transformative educational strategies that are performed by nurses. Actions developed by professionals of the studies provided a learning thereto thus notes the relevance of educational action in all health services. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW |
Data do documento: | 30-Mai-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ufmg_marina_cortez_pereira.pdf | 149.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.