Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Type: Monografias de Especialização
Title: Enfermagem e as estratégias educativas para o autocuidado no puerpério
Authors: Marina Cortez Pereira
First Advisor: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
First Referee: Flavia Falci Ercole
Abstract: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a promoção do autocuidado no puerpério no período de 2002 a 2012. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO E CINAHL, utilizando os descritores controlados: Educação em saúde, Enfermagem, Autocuidado e Período pós-parto. A amostra foi de oito estudos e, após análise emergiram as categorias: Estratégias fortificadoras para a promoção do autocuidado às puérperas e O impacto da educação em saúde para o autocuidado às puérperas. Conclui-se que os estudos com tal temática apresentaram-se estratégias educativas diversificadas e transformadoras que são desempenhadas pelos Enfermeiros. As ações desenvolvidas pelos profissionais dos estudos proporcionaram um aprendizado aos mesmos, dessa forma, constata-se a relevância da ação educativa em todos os serviços de saúde.
Abstract: An integrative literature review aimed to analyze educational strategies developed by nurses to promote self-care in the postpartum period between the years 2002-2012. The LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO and CINAHL databases were used as information sources for the following controlled descriptors: Health Education; "Nursing"; Self Care; Postpartum Period. After the analysis, the subsequent categories came out: Empowering strategies for promoting self-care to postpartum women and The impact of health education for self-care to postpartum women. We conclude that studies with this theme were presented diverse and transformative educational strategies that are performed by nurses. Actions developed by professionals of the studies provided a learning thereto thus notes the relevance of educational action in all health services.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Issue Date: 30-May-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ufmg_marina_cortez_pereira.pdf149.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.