Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Enfermagem e as estratégias educativas para o autocuidado no puerpério
Autor(es): Marina Cortez Pereira
Primeiro Orientador: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
Primeiro membro da banca : Flavia Falci Ercole
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelos enfermeiros para a promoção do autocuidado no puerpério no período de 2002 a 2012. Foram verificadas as bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO E CINAHL, utilizando os descritores controlados: Educação em saúde, Enfermagem, Autocuidado e Período pós-parto. A amostra foi de oito estudos e, após análise emergiram as categorias: Estratégias fortificadoras para a promoção do autocuidado às puérperas e O impacto da educação em saúde para o autocuidado às puérperas. Conclui-se que os estudos com tal temática apresentaram-se estratégias educativas diversificadas e transformadoras que são desempenhadas pelos Enfermeiros. As ações desenvolvidas pelos profissionais dos estudos proporcionaram um aprendizado aos mesmos, dessa forma, constata-se a relevância da ação educativa em todos os serviços de saúde.
Abstract: An integrative literature review aimed to analyze educational strategies developed by nurses to promote self-care in the postpartum period between the years 2002-2012. The LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO and CINAHL databases were used as information sources for the following controlled descriptors: Health Education; "Nursing"; Self Care; Postpartum Period. After the analysis, the subsequent categories came out: Empowering strategies for promoting self-care to postpartum women and The impact of health education for self-care to postpartum women. We conclude that studies with this theme were presented diverse and transformative educational strategies that are performed by nurses. Actions developed by professionals of the studies provided a learning thereto thus notes the relevance of educational action in all health services.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MWLCW
Data do documento: 30-Mai-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ufmg_marina_cortez_pereira.pdf149.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.