Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O uso de estratégias lúdicas nas práticas educativas da enfermagem |
Autor(es): | Cristina Pena Monteiro |
primer Tutor: | Delma Aurelia da Silva |
primer miembro del tribunal : | Leonardo Tadeu de Andrade |
Resumen: | Objetivo: Identificar as principais práticas educativas lúdicas utilizadas como estratégia didática do profissional Enfermeiro. Método: A temática é abordada por meio de revisão integrativa de literatura, caracterizada pela prática baseada em evidência (PBE) que usa síntese e análise do conhecimento produzido baseado na temática investigada e assim constitui-se em sua essência de uma técnica de pesquisa pautada pelo rigor metodológico que aumenta a confiança e a produção de conclusões de uma revisão. Foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, seguindo critérios pré-estabelecidos. Resultados: Os dados coletados através de instrumento próprio foram extraídos das produções selecionadas e descritos após análise por categorização. Os achados referem-se às práticas educativas lúdicas ligadas a música, leitura, brinquedo pedagógico, jogos de tabuleiro e teatro. Considerações finais: O presente trabalho permitiu identificar práticas lúdicas de fácil implementação e baixo custo, o que favorece a sua aplicabilidade no cotidiano da enfermagem. |
Abstract: | Objective: To identify the main leisure educational practices used as a teaching strategy of the professional nurse. Method: The theme is addressed through an integrative literature review, characterized by evidence-based practice (EBP) using synthesis and analysis of knowledge production based on thematic investigated and thus constitutes in essence a search technique guided by methodological rigor that increases confidence and produce conclusions of a review. A literature survey was performed in digital databases, following pre -established criteria. Results: Data collected through own instrument were extracted from selected productions and described after analysis by categorization. The findings relate to playing educational practices related to music, reading, educational toy, board games and theater. Conclusions: This work allowed us to identify leisure practices easy to implement and low cost, which favors its applicability in daily nursing. |
Asunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYGNV |
Fecha del documento: | 15-feb-2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cristina_pena_finalizado.pdf | 94.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.