Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYJNX
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação Permanente: um instrumento de capacitação dos profissionais de enfermagem
Authors: Tatiana Silva Caetano Morgan da Costa
First Advisor: Eliana Aparecida Villa
First Referee: Marlene Azevedo Magalhaes Monteiro
Abstract: A educação permanente em enfermagem pode trazer um grande retorno tanto para o profissional quanto para o serviço de saúde, pois visa à atualização e ao aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas. Constitui-se de um instrumento pedagógico de transformação do trabalho e do desenvolvimento permanente dos trabalhadores nos planos individual e coletivo. Esse estudo teve como objetivo conhecer, por meio de uma revisão da literatura nacional, de que maneira a educação permanente pode contribuir para a capacitação dos profissionais de enfermagem. A metodologia utilizada foi revisão integrativa realizada nas Bases de Dados da Biblioteca Virtual da Saúde (LILACS e BDenf), a partir dos descritores: educação permanente; educação continuada e enfermagem. Foram selecionados estudos que fizessem abordagem sobre metodologia de ensino na área de enfermagem, em língua portuguesa e no período de 2009 a 2013. Após criteriosa análise seletiva, dez estudos compuseram a amostra final. Através dos resultados apresentados, verificou-se que a inovação metodológica predomina nos trabalhos de educação permanente apresentados nos estudos, demonstrando uma tendência pedagógica voltada para o uso de metodologias ativas, destacando-se, dentre elas, a metodologia da problematização.Entende- se que os novos métodos de ensino são um desafio, pois exigem do educador a seleção de estratégias pedagógicas que possibilitem a participação ativa dos profissionais de enfermagem na aprendizagem, criando novas situações de capacitação para manter o interesse do profissional, aumentar as possibilidades de aprendizagem e atingir os objetivos da proposta de ensino.
Abstract: Continuing education in nursing can bring a great return for both the professional and for the health service, it aims to update and refine their technical skills. It consists of a pedagogical instrument for working transformation and the ongoing development of employees in individual and collective levels. This study aimed to identify, through a review of national literature, how lifelong learning can contribute to the training of nursing teams. The integrative review methodology was performed in Databases Virtual Health Library (LILACS and BDenf), with the following descriptors: permanent education; continuing education and nursing. The selected studies were the ones which approached to teaching methodology in nursing, in portuguese language andin the period 2009-2013. After careful analysis, ten studies were included as the final sample. Through the presented results, the methodological innovation dominates the current studies, demonstrating pedagogical trends adopted in ongoing nursing education toward the active methodology, highlighting the methodology of problematization. Concludes that the new teaching methods are a challenge, since they require the educator, the selection of teaching strategies that enable the active participation of nursing teams in learning, creating new training situations to keep professional interest, increasing learning opportunities and achieve the objectives of the education proposal.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYJNX
Issue Date: 12-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatiana_silva_caetano_morgan_da_costa.pdf274.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.