Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R8JPQ
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Telma de Souza Birchal | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Newton Bignotto de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria das Graças de Souza | pt_BR |
dc.creator | Maria Celia Veiga Franca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T06:04:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T06:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2003-04-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9R8JPQ | - |
dc.description.resumo | Para trabalhar os conceitos de razão e coração (sentimento) no pensamento de Rousseau, tentamos mostrar que ele elabora um conceito novo de razão, cuja função é diferente da sugerida por seus contemporâneos. Mais ainda, propusemos a hipótese de que,além de designar um lugar novo para a razão, sua maior inovação acontece quando propõe um outro conceito de sentimento, dando-lhe uma função c uma importância que até então não possuía. Neste sentido, partimos da suposição da existência de um dualismo entro razão e sentimento na filosofia de Rousseau, mas chegamos enfim à conclusão de que não há este dualismo, mas deve haver antes uma íntima união ou hamionia entre eles para que a moralidade humana seja alcançada. A moral rousseauniana é também muito inovadora, porser uma moral do sentimento, que nem por isso exclui a razão, já que seu conceito de sentimento é bastante amplo e chega a englobar inclusive a razão. A moral em Rousseau demanda então a presença de razão e de sentimento, mas exige ainda um terceiro fator: a descoberta, por parte do indivíduo, da religião. No entanto, para atingir sua finalidade, não basta que o indivíduo se tome moral, ele deve ainda fazer a passagem para a sociabilidade o para a civilidade. Poderíamos então dizer que a plenitude da natureza humana cm Rousseau é alcançada quando o indivíduo atinge a moralidade, a sociabilidade e a civilidade, através da harmonia da razão e do sentimento. Esta seria então a plenitude da natureza do homem social, que não pode incluir nem a criança, nem o homem selvagem, já que eles não desenvolvem os elementos apontados acima, mas se limitam ao amor de si e à razãosensitiva. Poderíamos então afirmar que a criança e o homem selvagem não estão aptos para atingir a plenitude da natureza humana? Acreditamos que Rousseau não faz essa afirmação, mas propõe a existência de duas naturezashumanas; a do homem social - queengloba razão, sentimento, moralidade, sociabilidade e civilidade - e a do homem selvagem e da criança - que é bem mais simples que a do homem social e compreende o amor de si e a razão sensitiva. Rousseau demonstra claramente sua preferência pela primeira, mas não despreza a segunda, pois, levando em conta o estado desnaturado e corrompido a que legaram os homens, a natureza simples do homem selvagem seria ainda preferível. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rousseau | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Émile | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia francesa Séc XVIII | pt_BR |
dc.subject.other | Razão | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia moderna Séc XVIII | pt_BR |
dc.subject.other | Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1779 Émile | pt_BR |
dc.title | Razão e coração na antropologia de Rousseau: uma leitura de Émile | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mariaceliaveigafranca.pdf | 14.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.