Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3GL6
Type: Monografias de Especialização
Title: Prática pedagógica dos docentes de enfermagem: uma revisão integrativa
Authors: Adma Erika Augusta Ramos Pimenta
First Advisor: Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
First Referee: Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro
Abstract: A prática pedagógica do enfermeiro professor vem sendo repensada em virtude da real necessidade de mudança devido à atual situação do mercado de trabalho, as competências pertinentes ao pessoal de enfermagem de nível médio e superior e as demais transformações sociais integradas à realidade. Diante desse contexto, as práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de Enfermagem se tornam extremamente necessárias, para que sejam efetuadas ações concretas no desenvolvimento da aprendizagem, estimulando o discente a refletir sobre a realidade social, fazendo-o compreender e desenvolver técnico - cientificamente as questões que envolvem o complexo processo de ser enfermeiro. Neste sentido o objetivo deste estudo é conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes no ensino da enfermagem descritos na literatura. A seleção de artigos foi feita na base de dados SCIELO, LILACS E MEDLINE a partir da Biblioteca Virtual de Saúde. Os resultados obtidos foi subdividido em três temáticas: Formação Pedagógica, Práticas Pedagógicas e Desafios relacionados a Práticas Pedagógicas Inovadores. A pesquisa demonstrou que os docentes de enfermagem reconhecem a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas devido à exigência da sociedade por profissionais cada vez mais autônomos, com iniciativa própria, que saibam trabalhar em grupo e que estejam em constante formação. No entanto, uma adequada formação pedagógica dos docentes enfermeiros é imprescindível, já que é necessário conhecer para praticar e conseqüentemente ensinar.
Abstract: The pedagogical practice of the nurse teacher is being reconsidered due to actual need for change due to the current state of the labor market, relevant to the nursing staff of mid-level and higher powers and other integrated social transformations to reality. In this context , innovative pedagogical practices in nursing courses become extremely necessary so that concrete actions are done in the development of learning , stimulating students to reflect on social reality , making him understand and develop technical - scientific issues that of the complex process involving be nurse. In this sense, the aim of this study is to understand the pedagogical practices developed by teachers in nursing education described in the literature. The selection of articles was made on the basis of SciELO, LILACS and MEDLINE databases from the Virtual Health Library. The results were divided into three themes: Teaching, Pedagogical Practices and Innovative Pedagogical Practices Related to Training Challenges. The research showed that the nursing faculty recognize the need for changes in teaching practices due to the requirement of society for professionals increasingly autonomous, with its own initiative, who can work in a group and they are in constant training. However, an appropriate pedagogical training of nursing faculty is essential, since it is necessary to know to practice and teach accordingly.
Subject: Educadores em Saúde
Educação em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3GL6
Issue Date: 15-Feb-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_adma__rika_augusta_ramos_pimenta.pdf132.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.