Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQGEN
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dc.contributor.advisor1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.creatorMarcia Valeria Ribeiro de Queiroz Santanapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T02:09:52Z-
dc.date.available2019-08-13T02:09:52Z-
dc.date.issued2013-07-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZQGEN-
dc.description.abstractWith the advent of the Federal Constitution of 1988, the Secretaries of State for Health, in addition to their strategic roles, managing to perform their functions, had the challenge of being a place for teaching and learning, and training and qualifying professional education with emphasis on integration-service. For this purpose, the Government of the State of Tocantins, existed since 2002, two spaces, namely the Technical School SUS Gismar Dr. Gomes-local authority responsible for the technical training of mid-level professionals in health, and the Management Board of Education health-DGES, responsible for the qualification of health workers. In 2011, it merged the two, becoming a single administrative structure of SESAU-TO called School Tocantinense SUS- Dr. Gismar Gomes, safe guarding the powers of both, through two directorates: Directorate of Professional Education and Executive management health Education-DGES, locus of qualification and management policy continuing health education. Given the current context, it was found the pedagogical management tools, including the bylaws, does not suit the needs and specificities of DGES/ETSUS. Through this intervention project presents propos al to read just the Bylaws of the DGES, and therefore collaborate with the legal frame work of ETSUS.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento da Constituição Federal de 1988, as Secretarias de Estado da Saúde, para além de seus papéis estratégicos, de desempenhar suas funções gestoras, tiveram o desafio de ser lugar de ensino-aprendizagem, e formar e qualificar profissionais com ênfase na integração ensino-serviço. Para essa finalidade, no Governo do Estado do Tocantins, existiam desde 2002, dois espaços, quais sejam, a Escola Técnica do SUS Dr. Gismar Gomes autarquia responsável pela formação técnica de profissionais de nível médio em saúde; e a Diretoria de Gestão da Educação na Saúde - DGES, responsável pela qualificação dos trabalhadores da saúde. Em 2011, ocorreu a fusão das duas, tornando-se uma única estrutura administrativa da SESAU-TO, denominada Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes, resguardando as competências de ambas, por meio de duas Diretorias: Diretoria de Educação Profissional e Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES, lócus de qualificação e de gestão da política de educação permanente em saúde. Diante do contexto atual, verificou-se que os instrumentos de gestão pedagógica, dentre eles o regimento interno, não se adequa às necessidades e especificidades da DGES/ETSUS. Por meio deste projeto de intervenção, apresenta-se proposta de readequação do Regimento Interno da DGES, e consequentemente colaborar com o arcabouço legal da ETSUS.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãpt_BR
dc.subjectRegimento internopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subject.otherEducação em Enfermagempt_BR
dc.titleEstratégia de adequação do regimento interno da Diretoria de Gestão da Educação na Saúde DGES uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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