Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A29JZC
Type: Monografias de Especialização
Title: Atuação do psicólogo em uma instituição de ensino: estimulando os professores na percepção da própria subjetividade
Authors: Natalia Fernandes de Almeida
First Advisor: Anézia Moreira Faria Madeira
First Referee: Anadias Trajano Camargos
Abstract: O trabalho da Psicologia Escolar na instituição de ensino, além de outras funções é auxiliar os professores nas dificuldades relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, sugerindo técnicas psicológicas atreladas às pedagógicas, as quais são capazes de estimular os professores a tornarem-se mais autônomos. O psicólogo, ao intervir na instituição escolar com o olhar voltado para as questões subjetivas dos professores, poderá ajudá-los a perceber seus medos, angústias e incertezas, oferecendo a eles apoio e atenção permanente. Esse profissional contribui de certa forma para a melhoria nas relações com as pessoas em geral, principalmente com aquelas que fazem parte de seu cotidiano de trabalho. Além disso, poderá estimular os professores em seu processo de ensinar, sugerindo novas diretrizes, enfatizando o diálogo, a ética, e a valorização de si e de seus alunos como sujeitos de sua ação. Assim sendo, este trabalho objetiva, por meio de uma proposta de intervenção, estimular os professores do Instituto Educacional Lisboa, Carandaí, Minas Gerais, a perceberem sua própria subjetividade por meio da intervenção do Psicólogo. A proposta de intervenção passará pelas seguintes etapas: apresentação da proposta para direção e coordenação do Instituto Educacional Lisboa; construção das entrevistas psicológicas; entrevistas com o corpo docente; análise das entrevistas e Intervenções Grupais (Grupos de Encontro); e avaliação. Nesse contexto, estimular a percepção das subjetividades dos professores na Instituição faz-se necessário, pois ajudará na reflexão sobre si e sobre as práticas sociais nas quais estão engajados.
Abstract: The Educational Psycology Work in the Educational Institution, beyond other functions, is helping teachers in the difficulties related to the process of Learning Education, suggesting psycological tecniques linked to pedagogical ones, being able to stimulate teachers to become more autonomous. When the psycologist steps in the Educational Institution with the view turned to subjective questions of educational subjects,it can help them realize their fears, distresses and uncertainties, offering them permanent support and attention. It contributes, anyway, to improve people relation in general, mainly those who are in their day-by-day work. Besides, it can stimulate teachers in the teaching process, suggesting new guidelines, enphasizing the dialogue, the ethics and valuation itself and their students as the subject of his action. Thus, this work aims, through an intervention proposal, stimulate teachers of Lisboa Educational Institution, Carandaí, Minas Gerais, to realize their own subjectivity through the psycologist intervention. The intervention proposal will have the next steps: proposal presentation to the direction and coordenation of Lisboa Educational Institution; psycological interviews constructions; interviews with the faculty; interviews analysis and Group Interventions (Groups Meeting); and evaluation. In this context, it's necessary to stimulate the teachers subjectivity perception in the institution because it will help in the reflection on itself and in the social practices in which they are engaged.
Subject: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A29JZC
Issue Date: 6-Jul-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nat_lia_fernandes_de_almeida.pdf851.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.