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dc.contributor.advisor1Valeria Bezerra Santospt_BR
dc.creatorLycia Maria Vasconcelos Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:08:27Z-
dc.date.available2019-08-12T01:08:27Z-
dc.date.issued2015-05-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A45HDU-
dc.description.abstractObesity is an energy metabolic disorder, characterized as chronic, complex disease of multifactorial etiology; and that usually occurs by the association of several factors. In terms of obesity, reflections on childhood reality and youth in the city of San Sebastian / Alagoas and its determinants and social distribution demonstrate the need for more effective strategies. The study emphasizes the health care in order to research and implementation of measures for the prevention of obesity. The Programa de Saúde na Escola (PSE), was established with the purpose of the integral formation of students through prevention, promotion and health care. The objective of this study was to elaborate a Nursing Intervention Plan of obesity in identifying students at a school in São Sebastião / AL. The study was characterized as Literature Review on the obesity. The action plan will be carried out using the method of Planejamento Estratégico Situacional (PES), which takes as its starting point the complexity, fragmentation and uncertainty characteristics of social processes. It was determined the "critical nodes", and developed an Intervention Plan for 'poor eating habits, Lifestyle inappropriate: Causes of obesity/overweight; and Self esteem in decreased level'. It is essential to reflect on the educational practice of hospital nurses, the importance of extra actions walls and the relevance of the need for analysis of health situations across catchment area in which they provide health services.pt_BR
dc.description.resumoA obesidade é um distúrbio metabólico energético, caracterizado como doença crônica, complexa, de etiologia multifatorial; e que costuma ocorrer pela associação de diversos fatores. Em termos de obesidade, as reflexões sobre a realidade infantil e de jovens do município de São Sebastião/Alagoas, bem como seus determinantes e distribuição social demonstram a necessidade de estratégias mais eficazes. O estudo ressalta a atenção à saúde com vistas a investigação e implantação de medidas para a prevenção da obesidade. O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído com a finalidade da formação integral dos estudantes através de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O objetivo deste estudo foi elaborar um Plano de Intervenção de Enfermagem na identificação da obesidade em estudantes de uma escola de São Sebastião/AL. O estudo caracterizou-se como Revisão de Literatura referente à obesidade. O plano de ação será realizado utilizando-se o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES), que tem como ponto de partida a complexidade, a fragmentação e a incerteza características dos processos sociais. Determinaram-se os nós críticos, sendo desenvolvido um Plano de Intervenção para: Hábitos alimentares inadequados, Estilo de vida inadequado: Causa da obesidade/sobrepeso; e Auto-estima em nível diminuído. Torna-se essencial refletir sobre a prática educativa do enfermeiro assistencial, a importância das ações extramuros e a relevância da necessidade da análise das situações de saúde em toda área de abrangência em que se prestem serviços de saúde. Visto que, esta atitude definirá ações de implementação para o enfrentamento dos problemas sociais da comunidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titleProjeto de intervenção: as práticas educativas como estratégia social na prevenção e combate da obesidade em crianças e adolescentespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

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