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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Humanização em unidade de terapia intensiva neo natal: uma revisão integrativa
Autor(es): Lidiane Pereira Chagas
primer Tutor: Camila Claudia Campos
primer miembro del tribunal : Rafael Lima Rodrigues de Carvalho
Resumen: A hospitalização do recém-nascido (RN) na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é uma situação de crise para a família, pois os pais adentram em um ambiente desconhecido. A hospitalização em UTIN introduz o bebê em um ambiente inóspito, onde a exposição intensa a estímulos nociceptivos como o estresse e a dor são frequentes. A humanização representa um conjunto de iniciativas que visa à produção de cuidados em saúde capaz de conciliar a melhor tecnologia disponível com promoção de acolhimento e respeito ético e cultural ao paciente, de espaços de trabalhos favoráveis ao bom exercício técnico e à satisfação dos profissionais de saúde e usuários. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão integrativa sobreos programas de humanização empregados em unidades de terapia intensiva neonatal. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Para isso, foram utilizados os seguintes processos: primeiro foi estabelecido o tema e a questão norteadora. Após esta etapa foram estabelecidos os critérios da seleção da amostra; as informações retiradas dos artigos selecionados; a análise e apresentação dosresultados. As Bases de Dados utilizadas foram a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Os resultados evidenciaram que a humanização é de suma importância na UTIN, principalmente com relação à família do recém-nascido, que se torna fragilizada. O profissional de enfermagem também é de suma importância nesseprocesso. Conclui-se que cabe a equipe de enfermagem ofertar uma assistência que provenha a melhor tecnologia de saberes, procedimentos e equipamentos, conjugada ao acolhimento das necessidades intersubjetivas dos pacientes e dos profissionais e ao reconhecimento das lógicas culturais dos familiares (que permitema interpretação da hospitalização), é um dos grandes desafios da atenção em saúde.
Abstract: Hospitalization of the newborn (NB) at the neonatal intensive care unit (NICU) is a crisis situation for the family, as parents they enter in an unfamiliar environment. The hospitalization in NICU introduces the baby in a harsh environment, where intense exposure to noxious stimuli such as stress and pain are common. Humanization is a set of initiatives aimed at producing health care able to combine the best technologyavailable to promote acceptance and ethical and cultural respect for the patient, workspaces conducive to good technical exercise and satisfaction of health professionals and users. The objective of this study is to perform an integrative review of the humanization programs used in neonatal intensive care units. An integrative literature review was performed. For this, the following procedures were used: the first was established the theme and the guiding question. After this step thesample selection criteria were established; information taken from selected articles; analysis and presentation of results. The databases used were the Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), and Data Bases in Nursing (BDENF). The results showed that humanization is of paramount importance in the NICU, particularly in relation to the newborn family, which becomes fragile. The nursingprofessional is also very important in this process. It concludes that it is up to the nursing staff offer assistance to stem the best knowledge of technology, procedures and equipment, coupled to the host of inter-subjective needs of patients and professionals and the recognition of cultural logics of the family (which allow the interpretation of hospitalization ), it is one of the great challenges of health care.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A86L3V
Fecha del documento: 26-jun-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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