Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH82
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Silveira Mafrapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorAnderson Magalhãespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T19:55:50Z-
dc.date.available2019-08-14T19:55:50Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH82-
dc.description.abstractThe research is educational work about the methodology in teaching of graffiti in artistic workshops that occur within a social program called Gente em Primeiro Lugar promoted by the city of Juiz de Fora, by Funalfa Fundação Cutural Alfredo Ferreira Lage and through social organization ACAV Associação Cultural Arte e Vida. The main object of analysis is the methodology applied in teaching practical, theoretical and in research of hip-hop culture / graffiti, observing the development of the process and the results to be achieved. The initial proposal is the investigation on application of technics of graffiti relating and associating it with the teaching of Visual Arts and how will the result of this relationship, finding effective ways and facilitators for this type of education, aided by Abordagem Triangular: enjoy, contextualize and make. The debate is done with the teacher about the workshops, how these are functioning and through reflection on the goals achieved is part of this research. The conduction is make through of monitoring and participation in class with students and through of educational weekly meetings with the teachers, for data collection, results and planning of the workshops.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é trabalho educativo sobre a metodologia no ensino de graffiti em oficinas artísticas que ocorrem dentro de um programa social chamado Gente em Primeiro Lugar promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, pela Funalfa Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage e através da organização social ACAV Associação Cultural Arte e Vida. O objeto principal de análise é a metodologia aplicada no ensino prático, teórico e na pesquisa da cultura hip-hop / graffiti, observando o desenvolvimento do processo e os resultados a serem alcançados. A proposta inicial é a investigação na aplicação das técnicas de graffiti relacionando e associando-o ao ensino de artes visuais e como será o resultado dessa relação, encontrando maneiras eficazes e facilitadoras para este tipo de ensino, auxiliado pela Abordagem Triangular: apreciar, contextualizar e fazer. O debate é feito com os articuladores sobre as oficinas, de como estas estão funcionando e através da reflexão sobre os objetivos alcançados é parte desta pesquisa. A condução é feita através de acompanhamento e participação nas aulas com os alunos e por meio de reuniões pedagógicas semanais com os articuladores culturais (professores), para levantamento de dados, resultados e planejamento das oficinas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectArticuladores culturaispt_BR
dc.subjectPrograma socialpt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.subject.otherArte e sociedadept_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleGraffiti e arte urbana: metodologias aplicadas em oficinas artísticas do programa "Gente em primeiro lugar"pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_andersonmagalhaes_jf.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.