Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGNM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorCamila Batista da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:28:10Z-
dc.date.available2019-08-11T11:28:10Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGNM-
dc.description.abstractFrom observations and reflections about the search for a protective place by human beings and that comes from birth , this becomes more intense in view of the difficulty to locate itself in the world. Given this scenario, this study aims to identify which space belongs to the individual, how the dwellingconstruction process is and which changes occur in the educational practices at Corpo Cidadão NGO. A placethat Bacherlard (2008) has mentioned as aprotected intimacy, human soul protection, home as connection between remembrance, image, thought and dream of human being. Thus, by visual arts workshops and from observations from these, this work has staked out which elements contribute to making the subject feels belonging to the world. Experiences analyses show that childrens frequency in the project, therelationship built between the educator and student, autonomy, participation ways and the experience as a space where the events take place, are some points that appear in terms of expansion, growth and self-awareness of the individual, besides more effective learning opportunities.pt_BR
dc.description.resumoA partir de observações e reflexões sobre a busca do ser humano por um local de proteção - e que essa vem desde o nascimento , essa torna-se mais intensa, tendo em vista, a dificuldade de se localizar no mundo. Diante desse cenário, este estudo busca investigar qual espaço pertence ao indivíduo, como se dá o processo de construção da morada e quais as mudanças ocorrem nas práticas educativas na ONG Corpo Cidadão. Morada essa na qual Bachelard (2008) chama de intimidadeprotegida, proteção para a alma humana, casa como conexão entre memória, imagem, pensamento e sonho do ser humano. Assim, através de oficinas realizadas em artes visuais e as observações feitas a partir dessas, este trabalho demarcou quais os elementos contribuem para que o sujeito se sinta pertencente no mundo. As análises das vivências apontam que a frequência das crianças no projeto, a relação construída entre educador e educando, a autonomia, as formas de participação, a experiência como um espaço onde os acontecimentos têm lugar, são alguns pontos que aparecem em termos expansão do ser, como crescimento e autoconhecimento do indivíduo e possibilidades de aprendizagem mais efetiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleVivenciar e reconhecer as moradas: experiências no ensino não formalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final__camila_batista_da_silva___maur_lio_rocha_e_mariana_muniz____2015.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.