Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3FN4
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlucy Alves Paraisopt_BR
dc.contributor.referee1Clarice Salete Traversinipt_BR
dc.contributor.referee2Marlécio Maknamara da Silva Cunhapt_BR
dc.contributor.referee3Isabel Cristina Alves da Silva Fradept_BR
dc.contributor.referee4Monica Correia Baptistapt_BR
dc.contributor.referee5Santuza Amorim da Silvapt_BR
dc.creatorMaria Carolina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:29:24Z-
dc.date.available2019-08-10T06:29:24Z-
dc.date.issued2016-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3FN4-
dc.description.abstractcontemporary education. To ensure this, the anticipation of literacy to the age of six - through the extension of Fundamental Education to nine years in length - and the creation of a curriculum that focuses on literacy stand out as two of the main current strategies for early school years. In this thesis, I have used as an object of study a curriculum for the first-year of Fundamental Education at a public school in the city of Belo Horizonte, in order to investigate how it works and what effects early literacy hason the curriculum, teachers and children, as well as what power relations and modes of subjectivity are triggered by it. Through research using elements of postmodern educational ethnography and Foucault-inspired discourse analysis, it was found that the curriculum of the first year of Fundamental Education operates the early literacy device that anticipates knowledge, skills, rules and values commonly taught in the later yearsof schooling, with the goal of producing a literate child at the end of the first year of school. It was also found that the childishness device also concurrently operates in this curriculum. This device has worked with a multitude of speeches, rules, institutions, etc. from the beginning of Modernity to produce a child that is both different from and dependent on adults. This thesis shows that there is a conflict in the curriculum of the first year of Fundamental Education, because the early literacy device needs to eliminate some children marks in order to be effective, while the childishness device works to ensure that children preserve the characteristics they have been endowed with in Modernity. The general thesis developed here is that the early literacy device and the childishness device jostle for space in the curriculum of the first year of Fundamental Education, and in the process, they trigger learning, knowledge, practices, technologies, techniques and procedures that create multiple and conflicting subject positions. Such positions articulate generations, profession, religion, gender, time and also feelings to apply the literacy of children at six years of age, without totally deconstructing the child produced by Modernity.pt_BR
dc.description.resumoA alfabetização e o letramento das crianças brasileiras estão no centro de alguns dos principais debates na educação contemporânea. Para garantir que isso ocorra, a antecipação da alfabetização para seis anos de idade por meio da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração e a construção de um currículo que tenha aalfabetização como foco aparecem como duas das principais estratégias atuais para os primeiros anos escolares. Nesta tese, tomo como objeto de estudo um currículo de uma turma de primeiro ano de ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de BeloHorizonte, com o objetivo de investigar como funciona e que efeitos tem a antecipação da alfabetização no currículo, nas docentes e nas crianças, assim como que relações de poder e modos de subjetivação são nele acionados. Por meio de uma pesquisa que articulou elementos da etnografia educacional pós-moderna e da análise de discurso de inspiração foucaultiana, foi possível constatar que, no currículo do primeiro ano do ensino fundamental, opera o dispositivo de antecipação da alfabetização, que antecipa saberes, conhecimentos, regras e valores comumente ensinados nos anos posteriores deescolarização, com o objetivo de produzir uma criança alfabetizada já ao final do primeiro ano de escolarização. Foi possível constatar, também, que atua, nesse currículo, concomitantemente, o dispositivo da infantilidade. Esse dispositivo, desde o início da Modernidade, tem operado com uma multiplicidade de discursos, regras, instituições etc. para produzir um/a infantil que seja ao mesmo tempo diferente edependente dos/as adultos/as. Esta tese mostra que há um conflito no currículo do primeiro ano do ensino fundamental, pois o dispositivo da antecipação de alfabetização precisa, para se efetivar, eliminar algumas marcas dos/as infantis, enquanto o dispositivo da infantilidade opera para garantir que os/as infantis permaneçam com as características de que foram dotados ao longo da Modernidade. A tese geral aquidesenvolvida é a de que o dispositivo da antecipação da alfabetização e o dispositivo da infantilidade disputam espaço no currículo do primeiro ano do ensino fundamental e, nesse processo, acionam saberes, conhecimentos, práticas, tecnologias, técnicas e procedimentos diversos que produzem múltiplas e conflitantes posições de sujeito. Tais posições articulam geração, profissão, religião, gênero, tempo e também sentimentos para efetivar a alfabetização das crianças aos seis anos de idade, sem desconstruir totalmente, o/a infantil produzido pela Modernidade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDispositivo da Infantilidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDispositivos da infantilidade e da antecipação da alfabetização no currículo do 1º ano do ensino fundamental: conflitos, encontros, acordos e disputas na formação das criançaspt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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