Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAXHR4
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Claudio Paixao Anastacio de Paulapt_BR
dc.contributor.referee1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.creatorAlexssandro Tavares Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:50:32Z-
dc.date.available2019-08-13T11:50:32Z-
dc.date.issued2015-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAXHR4-
dc.description.abstractThis study has the knowledge management theorie of Nonaka and Takeuchi (2008) as basis and in which are highlighted the importance of using tacit and explicit knowledge, and its four ways of conversions of knowledge: socialization, externalization, combination and internalization. From this, a research was developed to investigate how these constituent elements of knowledge management can collaborate with the learning and teaching process in a professional course of Administrative Assistant. To achieve the results, field visits were made in a professional study center to verify how the sharing of tacit and explicit knowledge, and the four ways of conversions of knowledge, can help the faculty during the teaching process. It was possible to conclude that these constituent elements of knowledge management are important tools to a dynamic in-class learning and teaching process, resulting in the students better professional qualification of a professional course of Administrative Assistant.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como base as teorias sobre gestão do conhecimento elaboradas por Nonaka e Takeuchi (2008) nas quais são ressaltadas a importância da utilização dos conhecimentos tácitos e explícitos e seus quatro modos de conversões do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa para investigar como esses elementos constituintes da gestão do conhecimento podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem em um curso profissionalizante de Assistente Administrativo. Para essa constatação, foram realizadas visitas de campo em um centro de ensino profissionalizante com intuito de verificar como o compartilhamento dos conhecimentos tácitos e explícitos e os quatro modos de conversões do conhecimento podem auxiliar na atuação do corpo docente durante processo de ensino. Foi possível concluir que tais elementos constituintes da gestão do conhecimento são importantes ferramentas para um processo de ensino e aprendizagem dinâmico em sala, resultando em uma melhor qualificação profissional dos alunos de um curso profissionalizante de Assistente Administrativo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConversões do conhecimentopt_BR
dc.subjectAssistente Administrativopt_BR
dc.subjectConhecimento Tácitopt_BR
dc.subjectConhecimento Explícitopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titleA espiral do conhecimento como um modelo de avaliação do desempenho de professores em um curso profissionalizante de assistente administrativopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_alexssandro__vers_o_final.pdf723.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.