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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAXHR4
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Claudio Paixao Anastacio de Paula | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marta Araujo Tavares Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Alexssandro Tavares Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T11:50:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T11:50:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAXHR4 | - |
dc.description.abstract | This study has the knowledge management theorie of Nonaka and Takeuchi (2008) as basis and in which are highlighted the importance of using tacit and explicit knowledge, and its four ways of conversions of knowledge: socialization, externalization, combination and internalization. From this, a research was developed to investigate how these constituent elements of knowledge management can collaborate with the learning and teaching process in a professional course of Administrative Assistant. To achieve the results, field visits were made in a professional study center to verify how the sharing of tacit and explicit knowledge, and the four ways of conversions of knowledge, can help the faculty during the teaching process. It was possible to conclude that these constituent elements of knowledge management are important tools to a dynamic in-class learning and teaching process, resulting in the students better professional qualification of a professional course of Administrative Assistant. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como base as teorias sobre gestão do conhecimento elaboradas por Nonaka e Takeuchi (2008) nas quais são ressaltadas a importância da utilização dos conhecimentos tácitos e explícitos e seus quatro modos de conversões do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa para investigar como esses elementos constituintes da gestão do conhecimento podem colaborar com o processo de ensino e aprendizagem em um curso profissionalizante de Assistente Administrativo. Para essa constatação, foram realizadas visitas de campo em um centro de ensino profissionalizante com intuito de verificar como o compartilhamento dos conhecimentos tácitos e explícitos e os quatro modos de conversões do conhecimento podem auxiliar na atuação do corpo docente durante processo de ensino. Foi possível concluir que tais elementos constituintes da gestão do conhecimento são importantes ferramentas para um processo de ensino e aprendizagem dinâmico em sala, resultando em uma melhor qualificação profissional dos alunos de um curso profissionalizante de Assistente Administrativo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conversões do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Assistente Administrativo | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Tácito | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento Explícito | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | A espiral do conhecimento como um modelo de avaliação do desempenho de professores em um curso profissionalizante de assistente administrativo | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Estratégica da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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