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Type: Tese de Doutorado
Title: Desregulamentação e mudança institucional no mercado de café: um estudo de caso na região das matas de Minas
Authors: Marisa Alice Singulano Alves
First Advisor: Silvio Segundo Salej Higgins
First Referee: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Second Referee: José Luís dos Santos Rufino
Third Referee: Marcia da Silva Mazon
metadata.dc.contributor.referee4: Roberto Max Protil
Abstract: Esta pesquisa aborda as mudanças institucionais decorrentes da desregulamentação do mercado de café a partir da década de 1990, suas consequências em termos de reestruturação do mercado e como os produtores na região das Matas de Minas se adaptaram ao novo contexto. Com a extinção do IBC foi deixada uma lacuna na coordenação do mercado de café. Este espaço foi processualmente ocupado por outros agentes sociais, tanto órgãos da burocracia pública quanto organizações privadas. Com relação à política cafeeira, houve um esvaziamento de muitas ações em um primeiro momento, em seguida houve um processo de descentralização desta política e de maior abertura dos espaços decisórios com o aumento da participação de organizações setorialistas. As mudanças no ambiente institucional definiram incentivos para a formação de organizações de produtores em diversas regiões, inclusive na área estudada. As Matas de Minas têm passado por grandes mudanças desde os anos 1990, que se expressam em duas dimensões fundamentais: uma mudança em sua reputação, passando de uma região reconhecida pela baixa qualidade de seus cafés para uma região cada vez mais reconhecida pela produção de cafés de qualidade; e um processo de adaptação dos produtores às novas condições institucionais e econômicas por meio da diferenciação dos seus cafés pela qualidade. Na análise destes processos, nos baseamos na teoria institucionalista, enfatizando a construção social e política das estruturas de mercado e as relações entre burocracias públicas e organizações da sociedade no contexto da liberalização. Destacamos ainda a construção social da qualidade como categoria-chave para a análise das estratégias dos produtores neste contexto e das novas configurações do mercado local. Os resultados de nossa pesquisa indicam que as mudanças no ambiente institucional influenciaram nas condições de produção e de comercialização dos produtores, criando incentivos e constrangimentos para a formação de suas estratégias econômicas, as quais se relacionam a formas de coordenação das transações de café específicas.
Abstract: This study addresses the institutional changes resulting from the deregulation of the coffee market, which started in the 1990s, as well as its consequences in terms of market restructuring and how the producers in the Matas de Minas region have adapted to the new context. The extinction of the IBC left a gap in the coffee market coordination, which was gradually filled by other social actors, both from public bureaucracy and private organizations. Regarding coffee policy, there was a depletion of many actions at first. Then, there was a process of decentralization of this policy and a greater openness in decision-making, with an increase in the participation of sectorial organizations. The changes in the institutional environment have set incentives for the creation of producer organizations in several regions, including in the studied area. The Matas de Minas region has undergone major changes since the 1990s, which are expressed in two basic dimensions: a change in reputation - from a region known for its low quality coffee to an increasing recognition for producing good quality coffee; and a process of adaptation of the producers to the new institutional and economic conditions, through the differentiation of coffee qualities. In the analysis of these processes, we have relied on the institutionalist theory, giving emphasis to the social and political construction of market structures and to the relationship between public bureaucracies and social organizations in the context of liberalization. We also highlight the 'social construction of quality' as a key category for the analysis of the strategies of producers in this context and of the new local market configuration. The results of our research indicate that the changes in the institutional environment have influenced the production and marketing conditions, creating incentives and constraints to the formation of economic strategies of producers - which relate to specific forms of coordination of coffee transactions.
Subject: Sociologia
Café Mercado
Instituições (Filosofia)
Desregulamentação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADEM3V
Issue Date: 20-May-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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