Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGNQE
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudio Emanuel dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valmir Alcântara Alves | pt_BR |
dc.creator | Alinimark Aparecida Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T22:06:05Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T22:06:05Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGNQE | - |
dc.description.resumo | Considerando a Educação Infantil como um espaço-tempo favorável à vivência e ao desenvolvimento das diversas linguagens da infância, se compreendemos a criança como um ser cultural, ou seja, produtora de sua própria cultura e ainda se percebemos as Artes visuais como um elemento cultural e sendo a escola um dos elos corresponsáveis no processo de inculturação da criança esta pesquisa apresenta a seguinte questão: como as práticas de pintura desenvolvidas pelas professoras da Escola Municipal Maria da Glória Lommez tem favorecido a criatividade das crianças de quatro anos. O estudo em questão se justifica por ser a Arte uma área do conhecimento composta por diversos elementos lúdicos que muito contribui para o desenvolvimento integral das crianças e ainda por ser um bem cultural aos quais todos têm o direito ao acesso. Por vivermos em um contexto sociocultural onde as imagens têm relevante influência na construção identitária de todos nós, compreendo que se faz necessário alfabetizar as crianças desde a pequena infância para a leitura das imagens que circulam em seu meio, a fim de que construam a partir de suas reflexões conceitos próprios sobre a Arte. A pintura se tornou objeto central deste estudo porque por meio da ludicidade favorece a imaginação, a expressão e a criatividade da criança. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Pintando o sete: práticas de pintura na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinimark_aparecida_rodrigues.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.