Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Erica Dumont Penapt_BR
dc.creatorPatrícia Fonseca Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:43:07Z-
dc.date.available2019-08-10T10:43:07Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ-
dc.description.resumoAtravés de um projeto realizado na UMEI Granja de Freitas foi desenvolvido um trabalho com o objetivo de observar e analisar sobre como é possível favorecer uma aprendizagem significativa de leitura e escrita com crianças de cinco anos e propor atividades interessantes de leitura e escrita utilizando diferentes portadores de textos e diferentes métodos que auxiliem nesse processo tal como o uso da consciência fonológica. Os principais objetivos desta pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e como a consciência fonológica pode auxiliar nesse processo. A metodologia utilizada foi um questionário com as professoras sobre qual a visão que elas têm do tema, e observações acerca do trabalho feito pelas professoras com as crianças envolvendo alfabetização, letramento e consciência fonológica. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado com duas turmas de 4 a 5 anos de uma escola pública municipal de Belo Horizonte e aconteceu com atividades onde as crianças tiveram acesso a vários portadores de textos promovendo a leitura, conhecimento e construção da escrita. A partir dos dados observou-se que a aquisição da leitura e da escrita fluem melhor em um espaço lúdico e com o apoio da consciência fonológica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.titleConsciência fonológica na educação infantil: uma leitura a partir da prática docentept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patr_cia_fonseca_rodrigues.pdf367.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.