Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandro Vinicius Sales dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Erica Dumont Pena | pt_BR |
dc.creator | Patrícia Fonseca Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T10:43:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T10:43:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMKSQ | - |
dc.description.resumo | Através de um projeto realizado na UMEI Granja de Freitas foi desenvolvido um trabalho com o objetivo de observar e analisar sobre como é possível favorecer uma aprendizagem significativa de leitura e escrita com crianças de cinco anos e propor atividades interessantes de leitura e escrita utilizando diferentes portadores de textos e diferentes métodos que auxiliem nesse processo tal como o uso da consciência fonológica. Os principais objetivos desta pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e como a consciência fonológica pode auxiliar nesse processo. A metodologia utilizada foi um questionário com as professoras sobre qual a visão que elas têm do tema, e observações acerca do trabalho feito pelas professoras com as crianças envolvendo alfabetização, letramento e consciência fonológica. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado com duas turmas de 4 a 5 anos de uma escola pública municipal de Belo Horizonte e aconteceu com atividades onde as crianças tiveram acesso a vários portadores de textos promovendo a leitura, conhecimento e construção da escrita. A partir dos dados observou-se que a aquisição da leitura e da escrita fluem melhor em um espaço lúdico e com o apoio da consciência fonológica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica na educação infantil: uma leitura a partir da prática docente | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
patr_cia_fonseca_rodrigues.pdf | 367.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.