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dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Costa Teixeirapt_BR
dc.creatorTássia Regina Santos Vitoript_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T20:22:01Z-
dc.date.available2019-08-13T20:22:01Z-
dc.date.issued2015-06-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGULPB-
dc.description.resumoEste estudo teve com objetivo verificar se a atividade investigativa era eficaz na construção do conhecimento sobre tensão superficial da água por alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de educação da cidade Nova Lima (MG), participantes do programa Reinventando o Ensino Médio. A questão de pesquisa partiu do questionamento: - Como é que um pernilongo consegue andar pela água sem se afogar? A opção metodológica foi pela pesquisa-ação a fim de resolver um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação da realidade a serinvestigada estavam envolvidos de modo cooperativo e participativo. Utilizou-se, também, da pesquisa bibliográfica, tendo como base a abordagem de autores pesquisadores na área de Ensino de Ciências por Investigação ENCI. Os resultados apontaram as atividadesinvestigativas como sendo uma proposta didático metodológica que favoreceram a construção de conhecimento sobre tensão superficial da água. Além disso, possibilitou a interação aluno/aluno, alunos/professores; favoreceu a comunicação; aguçou a curiosidadeacerca dos fenômenos científicos; ampliou vocabulário; facilitou a elaboração da escrita mais elaborada em forma de relatório. Concluiu-se que a atividade investigativa propiciou estímulo e ambiente necessários para o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunosalém de permitir que o professor ampliasse seus conhecimentos sobre práticas de ensino estimulando-o a recriar sua prática pedagógica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectTensão superficial da águapt_BR
dc.subject.otherQuimica de superficiept_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensino (Ensino medio)pt_BR
dc.subject.otherFísico-químicapt_BR
dc.titleTensão superficial da água: construção do conhecimento por meio da abordagem investigativa no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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