Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGWPTD
Type: Monografias de Especialização
Title: Estudo de intervenção para controle das doenças crônicas: hipertensão arterial e diabetes Mellitus na Unidade Básica de Saúde de Santa Cecilia. Carandaí-MG
Authors: Elsa Rosa Garcia Rodriguez
First Advisor: Orozimbo Henriques Campos Neto
First Referee: Maria Edna Bezerra da Silva
Abstract: Este estudo teve como objetivo fundamentar a construção de um plano de intervenção sobre as doenças de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus através de um programa de educação sobre estas doenças. O público destinado para as ações foram os pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) cadastrados em na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Cecília, município Carandaí, MG. Os pacientes cadastrados na equipeforam convidados a participar de um Programa de Educação que constou de atendimento individualizado, e atividades educativas por meio de formação de grupos de pacientes diabéticos e hipertensos para as ações educativas, seguimento regular, fornecimento de medicação, controles periódicos e atendimento de intercorrências, num período de seis meses. Com os 100 pacientes, foram formados grupos de hipertensos (50 pacientes) e grupos de diabéticos (50 pacientes). Após a aplicação do programa de educação, um aumento significativo no nível de conhecimento foi alcançado e atingido 89,1%, de acertos. Ao analisar a avaliação qualitativa do nível de conhecimento em ambas fases do plano, observou-se que antes da intervenção do nível de conhecimento era regular na maior percentual de pacientes (49,1) e apenas quatro pacientes (7,3%) obtiveram boa avaliação. Após o programa educacional implementado 89,1% dos pacientes foram capazes de marcar bem e obteve apenas três regularmente e três ruim. A existência de ignorância em relação ao tratamento não farmacológico da hipertensão e diabetes, bem como a importância do que foi encontrado. o nível de conhecimento sobre o assunto foi levantado após a intervenção educativa, apoiada pelo fato de que quase todos os pacientes responder adequadamente após a aplicação da estratégia. A utilidade de intervenções educativas, a fim de aumentar o conhecimento dos pacientes em relação ao tratamento não farmacológico da hipertensão e diabetes mellitus foi evidente.
Abstract: This study aimed to justify the construction of a contingency plan on the diseases of Hypertension and Diabetes Mellitus through a program of education about these diseases. The intended audience for the actions were patients with Hypertension (SAH) and Diabetes Mellitus (DM) registered in the Basic Health Unit (BHU) of Santa Cecilia, municipality Carandaí, MG. patients enrolled in the team were invited to participate in an education program that consisted of individualized care, andeducational activities through the formation of groups of diabetic and hypertensive patients for the educational activities , regular follow-up, medication delivery, periodical checks and servicing complications within six months. With the 100 patients, hypertensive groups were formed (50 patients) and diabetic groups (50 patients). After the implementation of the programme of education, a significant increase in the level of knowledge was achieved and reached 89.1% of hits. To analyze the qualitative evaluation of the level of knowledge in both phases of theplan, it was noted that before the intervention of the level of knowledge was regular in the higher percentage of patients (49.1) and only four patients (7.3%) obtained good evaluation. After the educational programme implemented 89.1% of patients were able to score well and obtained only three regularly and three bad. The existence of ignorance in relation to pharmacological treatment of hypertension and diabetes, aswell as the importance of what was found. the level of knowledge on the subject was raised after the educational intervention, supported by the fact that almost all patients respond adequately after the implementation of the strategy. The usefulness of educational interventions, in order to increase the knowledge of patients in relation to pharmacological treatment of hypertension and diabetes mellitus was evident.
Subject: Saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGWPTD
Issue Date: 9-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ttc_final_de_elsa_rosa_garcia_rodriguez.pdf199.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.