Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2MXF
Type: Tese de Doutorado
Title: Saberes científicos da Biblioteconomia em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas
Authors: Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
First Advisor: Carlos Alberto Avila Araujo
First Referee: Ana Maria Pereira Cardoso
Second Referee: Jose Alimateia de Aquino Ramos
Third Referee: Maria Guiomar da Cunha Frota
metadata.dc.contributor.referee4: Fabricio Jose Nascimento da Silveira
Abstract: O campo da Biblioteconomia possui uma longa trajetória histórica. A origem das primeiras bibliotecas ainda na Antiguidade conduziu ao início de uma constituição précientífica da Biblioteconomia, marcada pelos conhecimentos empíricos; passando, na Modernidade, a ser intitulada de Biblioteconomia protocientífica, em decorrência de uma maior produção de livros e manuais voltados às bibliotecas e aos bibliotecários. No século XIX, a Biblioteconomia se instituiu como científica dentro de um contexto de consolidação das Ciências Sociais e fruto também de sua maior sistematização, sendo nomeada desde então de Biblioteconomia científica. As pesquisas panorâmicas sobrea produção do campo apontam uma concentração em torno de questões práticas, empíricas, direcionadas ao âmbito profissional. Assim, visando contribuir para uma diminuição da lacuna ou para suprir certa escassez de pesquisas teóricas, objetivouse empreender uma compreensão acerca dos saberes da Biblioteconomia a partir desua produção discursiva. Convocando-se para compor a análise dos discursos um total de nove livros que versassem sobre a própria Biblioteconomia. Foram selecionados, intencionalmente, três livros de cada país: Estados Unidos da América, Brasil e México, a saber: Butler, 1971; Shera, 1990; Lankes, 2015 (EUA); Milanesi, 1986; Almeida Júnior, 1997; Fonseca, 2007 (BRA); Brown César, 2000; Rendón Rojas, 2005; Alfaro López, 2010 (MEX). Dessa forma, a análise do discurso de MichelFoucault e, em particular, o momento da Arqueologia, conjuntamente a Pierre Bourdieu, subsídios teóricos foram fornecidos para se pensar, tanto os saberes, os discursos quanto o conceito de campo científico. Os livros dos autores supracitados foram analisados e, a partir da leitura sistemática, foram extraídas as seguintes categorias: Biblioteca, Bibliotecário, Biblioteconomia, Usuário, Informação, Conhecimento e Documento. Tais produções não estão descoladas ou desvinculadasdas discussões realizadas pelas Ciências Sociais e Humanas, campo este em que a Biblioteconomia se insere como modalidade específica do pensamento. Dessa maneira, foi possível realizar um enlace dos discursos da Biblioteconomia com as Ciências Sociais e Humanas, com base em três correntes de pensamento: Ordenamento do social; Contradição do social; Construção do social, que marcam um modo distinto de olhar a realidade, os fenômenos sociais e biblioteconômicos. Portanto, a Biblioteconomia, partindo de um olhar do ordenamento social volta-se à integração e à lógica do sistema social. A contradição do social está concentrada no social desde as contradições e conflitos que o perpassam e estruturam a sociedade. A construção do social se concentra nas teorias que enfeixam análises que têm em comum o fato de tomarem os indivíduos como ponto de partida de suas investigações e de uma visão de construção social da realidade. Os discursos revelam marcas teóricas de filiação, de maneira implícita ou explícita, buscando lançar luz à compreensão dos fenômenos sociais. Ademais, através das relações estabelecidas com as Ciências Sociais e Humanas, espera-se ter contribuído para o entendimento verticalizado desse campo do saber e ao fortalecimento da Biblioteconomia como uma Ciência Social e Humana.
Abstract: The field of Library Science has a long historical trajectory. The origin of the first libraries, in Antiquity led to the beginning of a pre-scientific establishment of Library Science, marked by empirical knowledge; passing, in Modernity, to be titled Library Science proto-scientific, due to the increase of greater production of books and manuals targeted for libraries and "librarians". In the nineteenth century, the Library Science was established as a scientific, within a context of consolidation of SocialSciences, and also result in a more systematic about themselves, being named since scientific Library Science. Panoramic research on the production of the field point to a concentration around practical issues, empirical, aimed at the professional level. Thus, in order to contribute to a reduction in the gap or to supply a certain lack of theoretical research aimed to undertake an understanding of the Library Science knowledge from its discursive production. To compose the discourse analysis was used a total of nine books that focused on the own Library Science. We selected deliberately three books in each country: United States, Brazil and Mexico: Butler, 1971; Shera, 1990; Lankes, 2015 (USA); Milanesi, 1986; Almeida Júnior, 1997; Fonseca, 2007 (BRAZIL); Brown Caesar, 2000; Rendón Rojas, 2005; Alfaro López, 2010 (MEXICO). Thus, thediscourse analysis of Michel Foucault, and in particular the time of his Archaeology, together with Pierre Bourdieu's theory, provided theoretical basis for thinking both the knowledge, the speeches and the concept of scientific field. The books of the authors mentioned above were analyzed, and from the systematic reading the following categories were extracted: library, librarian, library science, user, information, knowledge and document. Such productions are not detached or disconnected fromthe discussions held by the Social Sciences and Humanities, the field on which the Library Science is included as a specific mode of thought. It was possible to make a link of discourse of Library Science with the Social Sciences and Humanities, from three schools of thought: Social Planning; Contradiction social; Construction of social, marking a distinct way of looking at reality, to the social and Library Science phenomena. So Library Science from a look of "social order" back to the integrationand the logic of the social system. The "contradiction of social" focuses on the social from the contradictions and conflicts that pervade and structure society. The "social construction" focuses on theories that enfeixam analyzes that have in common the fact that individuals take as a starting point of their investigations and a social construction view of reality. The discourses reveal theoretical marks of affiliation, in an implied or explicate way, seeking to shed light on the understanding of social phenomena. In addition, through the relations established with the Social and Human Sciences, it is hoped to have contributed to the vertical understanding of this field of knowledge and to the strengthening of Library Science as a Social and Human Science.
Subject: Biblioteconomia
Ciência da informação
Arqueologia Filosofia
Ciências sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AM2MXF
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese._gabrielle_tanus._finalizada.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.