Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMGCQ
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.creatorJéssica Louisiana Natália Caetanopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T10:51:32Z-
dc.date.available2019-08-12T10:51:32Z-
dc.date.issued2016-05-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AMMGCQ-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como tema a Gestão do Conhecimento em Centro de Serviços Compartilhados (CSC). As organizações contemporâneas têm buscado em métodos de gestão, alternativas para redução de custos, principalmente nas atividades de suporte. OCSC é um destes métodos: concentra as atividades de suporte que antes eram executadas de maneira duplicada em um lugar único (o centro), reduzindo custos. A vantagem deste método em detrimento da terceirização (que é mais amplamente aplicado) é a possibilidadede retenção do conhecimento gerado pela execução das atividades. Reconhecendo a importância da gestão do conhecimento para as organizações, o presente trabalho busca avaliar como a criação de centros de serviços compartilhados auxilia na gestão do conhecimento das organizações. O desenvolvimento da proposta foi realizado através de uma pesquisa descritiva. A abordagem do problema foi quantitativa, já que a análise se deu com base na aplicação de um questionário disponibilizado na plataforma online Google Forms® em dois idiomas, inglês e português. Como os Centros de Serviços Compartilhados e aGestão do Conhecimento são temas recentes existem poucos autores que relacionam ambos os temas. Os resultados da pesquisa indicam que a percepção das práticas de gestão do conhecimento é bem diferente entre os membros do CSC e os clientes destes, apesar de ambos indicarem que houve melhoria de processos desde a adoção do método de gestão nas organizações em que trabalham.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentros de serviços compartilhadospt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimento  pt_BR
dc.titleCentro de serviços compartilhados: criação de valor através da gestão do conhecimentopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_jessica.pdf729.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.