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dc.contributor.advisor1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.creatorWanderson Borges Tomazpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:34:21Z-
dc.date.available2019-08-11T23:34:21Z-
dc.date.issued2012-01-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5RC4-
dc.description.abstractThe Family Health Strategy (FHS), whose main focus is on disease prevention and health promotion has a key role. Situated as a gateway to the National Health System (SUS), this device fits the actions provide, among other priorities, to ensure the sexual and reproductive rights of the population, from educational practices that provide effective guidance spaces. Objective of this study identify the educational strategies used in primary care programs in adolescents. The present study it is an integrative review that seeks, through the systematic analysis of data obtained from secondary sources, which determine the 'state of the art' of a particular subject area of interest. We found that the yields were 06 articles published in journals in the health area, with 05 of these articles were presented in nursing journals. From the dialogue and exchange of technical and scientific knowledge and popular, professional and users can build a shared way of knowing about the health-disease process. Educational strategies should be developed with children in a playful, useful in an environment of freedom, establishing trust and sense of self-esteem, making your own reality. We realize that educational strategies should be focused on adolescent sexual health more effective, targeted communication to dialogue with the audience, from a different perspective, looking as a whole.pt_BR
dc.description.resumoA Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo foco principal é a prevenção de doenças e a promoção da saúde, tem um papel fundamental. Situada como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe a esse dispositivo prover ações, dentre outras prioridades, que garantam os direitos sexuais e reprodutivos da população, a partir de práticas educativas que forneçam espaços efetivos de orientação. Objetivo do presente trabalho identificar as estratégias educativas utilizadas na atenção básica nos programas de atenção aos adolescentes. O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa que busca, por meio da análise sistemática de dados obtidos de fontes secundárias, averiguar qual o estado da arte de determinada área temática de interesse. Verificamos que as 06 produções eram artigos, publicados em periódicos da área da saúde, sendo que 05 desses artigos estavam apresentados em periódicos de enfermagem. A partir do diálogo e intercâmbio de saberes técnicocientíficos e populares, profissionais e usuários podem construir de forma compartilhada um saber sobre o processo saúde-doença. As estratégias educativas com adolescentes devem ser desenvolvidas de forma lúdica, proveitosa, em um clima de liberdade, estabelecendo sentido de confiança e autoestima, transformando a sua própria realidade. Percebemos que deve haver estratégias educativas voltadas à saúde sexual dos adolescentes mais efetivas, direcionadas ao diálogo comunicacional com o público alvo, a partir de uma visão diferenciada, olhando como um todo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção Básica à Saúdept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleEstratégias educativas utilizadas na atenção básica nos programas de atenção aos adolescentespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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