Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C8QA7
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Discursos e identidades: a emergência do termo trabalhadores do ensino
Authors: Mauricio Estevam Cardoso
First Advisor: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
First Referee: Dalila Andrade Oliveira
Second Referee: Savana Diniz Gomes Melo
Third Referee: Livia Maria Fraga Vieira
metadata.dc.contributor.referee4: Rosa Maria Bueno Fischer
Abstract: Esta dissertação analisa as representações identitárias formuladas por duas entidades representativas de docentes em Minas Gerais, em fins dos anos 1970, e início dos anos 1980. O objetivo é compreender as maneiras como são reelaboradas as identidades profissionais dosdocentes. Para tanto, foi analisado o momento de ruptura institucional ocorrido na Associação dos Professores Primários de Minas Gerais (APPMG) e a criação de uma nova entidade, a União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais (UTE-MG). Tratou-se de analisar a emergência do termo trabalhadores do ensino e suas implicações sobre as representações que são construídas acerca das identidades docentes. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se da análise documental de periódicos publicados por essas duas entidades no recorte temporal determinado. Para tratamento dos dados coletados utilizou-se a análise do discurso, tendo como referências os trabalhos de Norman Fairclough e Dominique Maingueneau. A pesquisa bibliográfica estabeleceu trêssubtemáticas de investigação: concepções de identidades profissionais, concepções de identidade social e repercussões do movimento associativista sobre as identidades docentes. Os estudos pesquisados comportam diferentes concepções sobre o conceito de identidade, evidenciando, no entanto, uma tendência de se tratar a identidade como algo unitário, singular. O estudo apresenta duas vertentes básicas de compreensão do processo de construção das identidades individuais e sociais, uma que privilegia a construção das identidades a partir dos processos relacionais de socialização, centrado nas proposições de Claude Dubar, e outra que destaca a construção identitária a partir das lutas sociais. A análise efetuada concluiu que há uma tensão permanente perpassando as formulações identitárias e asidentidades docentes, sendo constituídas a partir de processos dinâmicos, que podem conhecer fases de rupturas, de continuidades ou de reelaborações, que comportam múltiplas dimensões, sejam relacionadas aos contextos sócio-históricos, sejam relacionadas às múltiplas experiências relacionais individuais e coletivas pelas quais passam os docentes, tanto no exercício profissional, quanto no que diz respeito aos seus pertencimentos sociais. A partir da pesquisa documental pôde-se comprovar que a imagem do docente como um trabalhador do ensino foi uma formulação que ganhou força a posteriori, tendo a sua matriz discursiva como fruto de uma reelaboração da memória e do passado do movimento reivindicatório dos(as) professores(as). Mesmo a questão identitária não sendo a preocupação central da UTE-MG em seus primórdios, buscar uma referência à ideia de trabalhadores do ensino no plano discursivo foi a estratégia utilizada pela entidade para estabelecer lógicas de ação política diversas das utilizadas pela APPMG. As práticas discursivas em torno da noção de trabalhador do ensino possibilitaram constituir uma identidade organizativa diferenciada, uma postura sindical diversa e se contrapor enquanto entidade de representação à APPMG.
Abstract: This dissertation examines the identity representations made by two entities representing teachers in Minas Gerais in the late 1970s and early 1980s. It aims to understand the ways in which teachers' professional identities are overhauled. For such, an analysis was conducted, ofthe moment of institutional rupture occurred in the Elementary teachers' Association of Minas Gerais APPMG and the creation of a new entity, the Union of Education Workers of Minas Gerais UTE-MG. The emergence of the term "education workers" and its implications on the representations that are built on teachers' identities were analyzed. Thesurvey was conducted through a qualitative methodological approach, using the documentary analysis of newsletters published by these two bodies in a particular temporal clipping. For processing the data collected, the discourse analysis was used, having as reference the works by Norman Fairclough and Dominique Maingueneau. The bibliographic search established three sub-themes: conceptions of professional identities, conceptions of social identity and repercussions of the association movement on teachers' identities. The researched studies comprise different conceptions about the concept of identity, underlining, however, a tendency to treat identity as a sole unit. The study presents two basic aspects of understanding the process of constructing individual and social identities: one that emphasizes the construction of identities from relational processes of socialization, centered on thepropositions of Claude Dubar, and another that highlights the construction of identity from social struggles. The analysis concludes that there is permanent tension that pervades the identity formulations and the teachers' identities, being formed from dynamic processes,which can meet ruptures, phases of continuity or restructuring, comprising multiple dimensions, either related to the socio-historical contexts, or to the many individual and collective relational experiments which teachers go through, both in professional practice andin terms of social inclusion. From the documentary research, it can be proved that the image of the teacher as an "education worker" was a formulation which, a posteriori, became stronger, which had its discursive array as the result of memory restructuring and the past ofthe teachers' claiming movement. Even the question of identity not being the central concern of the UTE-MG in its origin, the reference to the idea of "education workers" in the discursive plan was the strategy used by the entity to establish argumentative, political action other than that used by the APPMG. Discursive practices around the notion of education worker made it possible to constitute a differentiated organizational identity, have a diverse union posture and dispute with the APPMG as a representative entity.
Subject: Professores Aspectos sociais
Sindicatos Professores
Educação
Educação e estado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8C8QA7
Issue Date: 18-Aug-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_mauricio.pdf15.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.