Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCE3B
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Julio Emilio Diniz Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Daniel Longhinipt_BR
dc.contributor.referee3Joao Valdir Alves de Souzapt_BR
dc.contributor.referee4Monica Angela de Azevedo Meyerpt_BR
dc.creatorGabriel Menezes Vianapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:54:07Z-
dc.date.available2019-08-13T01:54:07Z-
dc.date.issued2010-08-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCE3B-
dc.description.abstractThis research has its central objective to analyze the main factors responsible for changes in the curriculum of a Teacher Training Course in Science and Biology led by Federal University of Alfenas. Based on Ivor Goodsons idea of curriculum as a social construction, this study focus on the relationship among people directly involved in the organization of the curriculum trying to understand how their interest and conceptions influenced this process of changes. Thomas Popkewitz study on reform was also important because it allows to understand curriculum reform as an ecologic phenomenal, in other words his work shows howimportant is the context outside the school in the process of curriculum change. The methodological approach is the case studies where was used documents and semi-structured interviews to collect the data. In conclusion the study points that the main factors which influenced the construction of the curriculum were: the transformation undergone by theinstitution as well by the Brazilian political and educational context in the last two decades; the interest of the agents directly involved in the reform process; the discourses about the Brazilian teacher training courses curriculum guidelines and the state regulation on the profession on biologist.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo central analisar os principais fatores responsáveis por mudanças no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Fundamentado na ideia da construção social do currículo de Ivor Goodson (1995a, 1995b, 1997), nos concentramos nas relações entre os sujeitos que estiveram diretamente envolvidos na construção do currículo desse curso, em como seus interesses e concepções influenciaram esse processo de mudança. Os estudos de ThomasPopkewitz (1997) também foram de fundamental importância para nos permitir compreender a reforma como um fenômeno ecológico, ou seja, considerar as transformações no contexto externo à instituição para as reformas no currículo. A abordagem teórico-metodológicaadotada foi o estudo de caso (YIN, 2005) de modo que utilizamos os documentos e entrevistas individuais semiestruturadas, para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que os principais fatores que influenciaram a construção social do currículo estudado foram:as transformações sofridas pela Instituição assim como o próprio contexto políticoeducacional do país nas duas últimas décadas, os interesses dos agentes envolvidos diretamente nos processos de reforma, os discursos produzidos a partir da aprovação dasdiretrizes curriculares para a formação de professores e sobre a regulamentação da profissão do biólogo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReformapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectConstrução social do currículopt_BR
dc.subjectFormação de professores de Ciências e Biologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades Currículospt_BR
dc.titleA construção social do currículo nas reformas do curso delicenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal deAlfenas (UNIFAL-MG)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___gabriel_menezes_viana.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.