Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GPLTL
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre pontas, coques e pliês: aprendizagem da dança clássica no contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
Authors: Leandra Fernandes Resende
First Advisor: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
First Co-advisor: Eliene Lopes Faria
First Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
Second Referee: Eliana Ayoub
Abstract: Esse trabalho tem como objetivo registrar, descrever e analisar o que e como os praticantes aprendem no contexto de prática de dança clássica. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica no Centro de Formação Artística (Cefar) do Palácio das Artes, no decorrer do ano de 2010. Tomado como uma prática cultural, o balé clássico, ganhou destaque nesse contexto, uma vez que é a modalidade ofertada na primeira metade do curso básico de dança, e que continua sendo trabalhada no restante do curso. As aprendizagens do balé nesse contexto foram descritas e analisadas com base na teoria da forma escolar (VICENT, LAHIRE E THIN, 2001), da Aprendizagem Situada (LAVE E WENGER, 1991) e da educação da atenção (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b). Esta pesquisa procurou dar relevância ao conjunto de elementos que envolvem a aprendizagem da dança a incorporação da habilidade (INGOLD, 2000; 2001a; 2001b), ou seja, de significados, disposições corporais, tipos de atenção, emoções e conhecimentos que caracterizam a prática. O trabalho de campo revelou que a aprendizagem da dança, muito mais do que uma sequência de movimentos, envolve a constituição de disposições corporais, modos de agir e expressar, que acontecem por meio da imitação das professoras, dos colegas, dos alunos de outras turmas, da intensa repetição dos exercícios e dos movimentos. Assim, a aprendizagem da dança é incorporada a partir do engajamento na prática, da imersão no contexto, da participação, em um contexto que é formado por uma rede de relações onde estão presentes: o espaço, a música, o próprio corpo, o corpo do outro, os instrumentos
Abstract: This paper aims to register, describe and analyse what and how the practitioners learn in a context of practice of the classical dance. For this, we conducted an ethnographic research at the Center for Artistic Training (Cefar) Palácio das Artes, during the year of 2010. Taken as a cultural practice, classical ballet was highlighted in this context, since the mode is offered in the first half of the course in basic dance, and it is still being worked on in the rest of the course. The learning of ballet in this context was described and analyzed based on the theory of school form (VICENT, LAHIRE and THIN, 2001), Situated Learning (LAVE and WENGER, 1991) and the education of attention (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b). This research sought to give prominence to the set of elements that involve the learning of dance - the embodiment of skill (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b), its meanings, bodily dispositions, types of attention, knowledge and emotions that characterize the practice. The fieldwork revealed that learning the dance, much more than a sequence of movements, involves the formation of bodily dispositions, ways of acting and express ourselves, which happens through the imitation of the teachers, colleagues, students from other classes, the intense repetition of exercises and movements. Thus, learning to dance is incorporated from the engagement in the practice, the immersion in the context, the participation, in a context that is formed by a network of relationships where these itens are present: the space, music, own body, the body of the other, the instruments
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GPLTL
Issue Date: 4-Apr-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_leandra_fernandes_resende___vers_o_digital_compl.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.