Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZNQ5
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A abordagem das questões ambientais como forma de inserção da educação ambiental no ensino de ciências
Authors: Mariana Leal Oliveira de Sa Carvalho
First Advisor: Carmen Maria De Caro Martins
First Referee: Danusa Munford
Second Referee: Monica Angela de Azevedo Meyer
Third Referee: Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Marina de Lima Tavares
Abstract: O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como a Educação Ambiental está presente Ensino de Ciências, através da investigação da inserção das questões ambientais. Para buscar respostas para a questão proposta foram utilizadas análises qualitativas e quantitativas, procurando identificar quais as estratégias que os professores utilizam para inserir as questões ambientais nos conteúdos, quais os aspectos destes são abordados e analisar o potencial das questões ambientais figurarem no ensino como temas controversos. Além disso, as análises realizadas objetivaram compreender quais saberes docentes estão envolvidos na abordagem das temáticas ambientais, identificando as escolhas que os professores fazem na seleção dos conteúdos que abordam em suas aulas e os fatores que as influenciam. A pesquisa foi realizada em dois distritos do município de Sabará (MG), nos quais todos os professores de ciências em exercício no período de coleta de dados foram convidados a responder um questionário que objetivou identificar as suas percepções quanto à problemática ambiental e a abordagem deste assunto nas aulas. Através das respostas aos questionários foram escolhidos três professores que tiveram suas aulas observadas durante um bimestre letivo e que participaram de entrevistas. Para os dados obtidos foi utilizada a técnica de análise de conteúdo e, quando necessário, outras informações foram utilizadas para responder as questões propostas. Foram identificados vários momentos em que a abordagem das questões ambientais esteve presente nas aulas dos professores observados, entretanto destaca-se a abordagem de questões com relevância global. As questões ambientais foram utilizados pelos professores a maior parte das vezes para exemplificar um conteúdo, sendo a abordagem explicativa mais rara e condicionada a assuntos globais presentes no livro didático. Quanto aos aspectos das questões ambientais contemplados há um predomínio do biológico. Entretanto, os outros aspectos também puderam ser identificados, mas sem que isso refletisse um tratamento das questões ambientais como temas controversos. Todos os saberes docentes estiveram presentes nas situações de ensino, mas nos momentos observados em que a Educação Ambiental foi inserida nas aulas predomina a utilização de saberes experienciais e curriculares. Os fatores que parecem influenciar a inserção das questões ambientais no ensino são o interesse dos alunos, a formação dos professores, as condições de trabalho e o direcionamento das instituições de ensino sobre a abordagem dessas questões. Através das análises realizadas nesta pesquisa percebe-se que a Educação Ambiental praticada nas escolas está distante das idealizadas pelas normas e diretrizes, entretanto compreendê-la é fundamental para direcionar programas e atitudes que a fortaleçam na prática docente.
Abstract: This research is intended to realize and understand how Environmental Education is handled in a teaching of Science context by employing an environmental issues presentation and discussion. In order to find out the answers to the proposed subject, qualitative and quantitative analyses were used to identify which strategies teachers have employed in order to include environmental issues in an educational context. Additionally, the study looks at which aspects of the environmental issues are utilized by the teachers and analyzes the potential for environmental issues to be viewed as controversial educational themes. Furthermore, the analyses that were carried out are intended to comprehend which teachings are included in the environmental issues approach by identifying the options teachers have b chosen when rating the educational contents which they deal with in their classes and the issues that have influenced them. The research has been developed in two districts in Sabará municipality (MG) where all Science teachers during the data gathering were invited to answer a questionnaire to identify their perceptions concerning the environmental issue and its suitable approach in their classes. Based on the questionnaires answers, three teachers whose classes were previously evaluated during a two-month term and who had also taken part in the interviews were selected. The content analysis technique has been applied to the data and when it was necessary, further information was utilized to answer the questions. Although there were several opportunities in which the environmental issues approach was present in the teachers classes, the perspective in a global relevance level was predominant. The environmental problems were explored by the teachers mainly to exemplify a specific subject. Thus, the explanatory approach is meant to be a rare occurrence and is strictly related to the global matters in the course book. Moreover, although other aspects were also explored, the environmental problems were mostly discussed under a biological view that did not treat them as controversial themes. Despite all the knowledge of teaching, Environmental Education was especially presented by means of experimentation and curricular knowledge. Some factors that seem to influence the inclusion of environmental issues in school teaching are the students interest, the teachers formation, the working conditions and the schools guidelines about the environmental issues approach. Throughout the analyses that have been performed in this research, it is clear that Environmental Education in schools is far away from what is taught by teaching standards and guidelines but it is also essential to understand Environmental Education in order to guide programs and attitudes that strength Environmental Education in the teaching practice.
Subject: Educação ambiental
Educação
Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8GZNQ5
Issue Date: 17-Dec-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mariana_s__carvalho.pdf922.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.