Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5H43
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As práticas educativas familiares no processo de distinção geracional criança/adulto (Caetité-BA, 1910-1930)
Authors: Giane Araujo Pimentel Carneiro
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Second Referee: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Third Referee: Cynthia Greive Veiga
metadata.dc.contributor.referee4: Rosana Areal de Carvalho
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas familiares vivenciadas pelas crianças em Caetité- BA com o intuito de perceber como ocorria o processo de distinção geracional entre criança/adulto, no período compreendido entre as décadas de 1910 e 1930. Nessas primeiras décadas do século XX a criança ocupou lugar de destaque nos discursos dos projetos republicanos. Para garantir o progresso e o futuro do País caberia às gerações mais velhas educar a criança. Nessas ações educativas vivenciadas pelas crianças na família, foram produzidas diferenciações entre a condição de ser criança e a condição de ser adulto? Para adentrar no cotidiano da vida privada da família e investigar essa questão utilizamo-nos das correspondências trocadas entre os membros de uma família da elite local, das inúmeras fotografias preservadas nos álbuns da família e de duas obras memorialísticas de pessoas que viveram suas infâncias em Caetité, na época em estudo. O entrecruzamento de dados foi possível ainda por meio de notícias do jornal A Penna, editado na cidade e em efetiva circulação no período analisado, além de documentos de outras instituições. As práticas efetivadas desde o nascimento, inicialmente em prol da manutenção da vida e da saúde, evidenciaram que foram produzidas diferenciações geracionais que ressaltavam uma condição de fragilidade e de subordinação da criança em relação ao adulto e das crianças entre si, a depender da idade, do gênero, da cor e da condição econômica da família. Também foi possível perceber as distinções entre criança/adulto na efetivação dos primeiros aprendizados, como andar, falar, brincar, rezar, até a aquisição do domínio das habilidades requeridas nas práticas de leitura e de escrita. Apesar da ampla participação da criança, com certa autonomia nesses processos, ora imitando a vida adulta, ora vivenciando um universo específico produzido para a infância, verificamos que havia um processo de distinção geracional adulto/criança em curso e que muito esforço era empreendido na preparação para a vida adulta, principalmente entre as crianças das famílias de elite.
Abstract: This study aimed to examine the family educational practices experienced by children in Caetité-BA in order to understand how the generational distinction happened among child/adult in the period between the 1910s and 1930s. In these first decades of the twentieth century children played a speech role in the republican project speeches to ensure the progress and future of the country it would be up to the older generation to educate the child. In these educational activities experienced by children in the family were differences produced between the condition of being child and the condition of being adult? To enter the private family daily lives and investigate this question, we had enjoyed the exchanged mails among the members of a local elite family, the numerous preserved family albums photographs and two memoirs books of people who lived their childhood in Caetité at the time of the study. The data intersection still was possible through the news from the newspaper A Penna, published in the city and with effective circulation in those days as well as documents from other institutions the effective activities practiced since birth, initially for life and health maintenance, showed that generational differences were produced to enhance the child weakness and subordination condition in relation to adults and among other children themselves, depending on age, gender, color and the family economic status. It was also possible to notice the distinctions between child/adult in the effectiveness of early training as walking, talking, playing, praying until the acquisition required skills in reading and writing practices. Despite the child broad participation with some autonomy in these processes sometimes imitating adult life others experiencing a specific universe produced for childhood, we found that there was an adult/child generational distinction process going on and that much effort was undertaken in preparation to adulthood especially among elite children families.
Subject: Educação
Psicologia educacional
Crianças Formação
Educação de crianças
Educação no lar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5H43
Issue Date: 29-Mar-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_giane_pimentel.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.