Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5HEK
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dc.contributor.advisor1Nigel Pelham de leighon Brookept_BR
dc.contributor.referee1Alicia Maria Catalano de Bonaminopt_BR
dc.contributor.referee2Jose Francisco Soarespt_BR
dc.creatorSimone de Assis Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:57:43Z-
dc.date.available2019-08-11T11:57:43Z-
dc.date.issued2011-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8M5HEK-
dc.description.abstractExternal assessments have shown to be useful in the standardized evaluation of pupil performance in the city schools of Belo Horizonte. However, as the results of these assessments do not take out of school factors that influence learning into consideration, they can lead to erroneous conclusions when used my education managers to evaluate schools and teachers. The disclosure of the results of these assessments for the purpose of classifying schools regarding their quality requires a fairer and more exact measure that makes schools accountable only for that part of student learning for which they are responsible. A value added model is applied to longitudinal data collected for a significant sample of elementary school children frommunicipal schools in Belo Horizonte. The results obtained show that with this type of information it is possible to carry out a more exact diagnosis of schools with positive or negative value added and thereby design more effective public policies in support of schools. The study falls under the School Effectiveness research tradition and is an attempt to understand the specificity and pertinence of a value added approach to appraising the quality of municipal schools in Belo Horizonte. The study shows that under certain circumstances the value added indicator could become a valuable contribution to the municipal school monitoring systempt_BR
dc.description.resumoA utilização de avaliações externas tem se mostrado útil na averiguação padronizada do desempenho dos alunos das escolas municipais de Belo Horizonte. Entretanto, como os resultados dessas avaliações não levam em consideração os fatores extra-escolares que influenciam a aprendizagem, tais resultados podem levar a conclusões errôneas quando utilizados pelos gestores para a avaliação de desempenho de escolas e professores. A divulgação dos resultados dessas avaliações, com o objetivo de classificar as escolas quanto à sua qualidade, exige uma medida mais justa e precisa, que permitisse tornar público um resultado que responsabiliza as escolas somente por aquela parte do desempenho que possa ser atribuído a elas. Um modelo de valor agregado é aplicado a dados longitudinais coletados a partir de uma amostra significativa de alunos do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte. Os resultados obtidos permitem ver que, com este tipo de informação, seria possível realizar um diagnóstico mais apurado das escolas que revelam níveis negativos ou positivos de valor agregado, o que permitiria a construção de políticas públicas mais efetivas para apoiar as escolas. O presente estudo se insere na linha de pesquisa conhecida como Escola Eficaz, e é um esforço para entender as especificidades e a pertinência de uma abordagem de valor agregado como indicador de qualidade das escolas municipais de Belo Horizonte. O estudo mostra que, sob determinadas condições, o indicador de valor agregado poderia se tornar uma contribuição valiosa para o sistema de monitoramento da Rede Municipal de Ensinopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectvalor agregadopt_BR
dc.subjectindicador de qualidadept_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleO valor agregado em leitura como indicador de qualidade das escolas municipais de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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