Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MLM2T
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Infância, aprendizagem e cultura: as crianças pataxó e as práticas sociais do Guarani
Authors: Luciano Silveira Coelho
First Advisor: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
First Co-advisor: Eliene Lopes Faria
First Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
Second Referee: Carlos Emanuel Sautchuk
Abstract: A presente pesquisa foi realizada no Guarani, uma das aldeias pataxó situadas na Terra Indígena Fazenda Guarani, nas proximidades da cidade mineira de Carmésia. O intuito deste estudo foi colocar em relevo alguns aspectos fundantes das aprendizagens das crianças pataxó em suas práticas cotidianas. Para tanto, foi necessário uma aproximação com as produções acadêmicas contemporâneas que têm pesquisado as infâncias indígenas em uma perspectiva analítica e que entendem as crianças como sujeitos sociais e plenos. A fundamentação teórica para tal análise ancorou-se nas produções antropológicas sobre as aprendizagens humanas, mais enfaticamente nas teorias da Aprendizagem Situada de Jean Lave e a abordagem ecológica de Tim Ingold. A convergência de tais referenciais oferece um arcabouço teórico que aponta caminhos para um entendimento da aprendizagem como um processo essecialmente social e o conhecimento como algo que se estabelece e se constituí na prática da vida cotidiana. Esse aporte teórico iluminou aspectos fundantes no engajamento das crianças pataxó em seis práticas presentes em nesta aldeia: a caça, o trabalho agrícola, a produção e venda do artesanto, as tarefas domésticas, o futebol e as brincadeiras. Nota-se que o envolvimento das crianças pataxó em seu cotidiano é facilitado pela sua proximidade com os adultos e pelo acesso aos diferentes espaços da aldeia. O que se pode concluir disto é que as crianças pataxó estão envolvidas diariamente em um interessante e complexo ambiente que lhes proporcionam inúmeras aprendizagens que independem de um ensino deliberado para acontecer.
Abstract: This research was conducted in Guarani, one of the pataxó villages located in the Indigenous Land Fazenda Guarani, nearby Carmésia. The aim of this study was to highlight some fundamental aspects of learning of the pataxó children in their daily practices. To do so, it was necessary to approach the contemporary ethnological productions that have researched indigenous childhood under an analytical perspective and that see children as social and autonomous subjects. The theoretical grounds for such analysis were based on the anthropological productions about human learning, and more emphatically on the theories of Jean Laves Situated Learning and on Tim Ingolds ecological approach . The convergence of such references offers a theoretical framework that points to paths to understand learning as an essentially social process and knowledge as something that establishes and constitutes itself in the practice of everyday life. This theoretical contribuition has stressed fundamental aspects regarding the engagement of the pataxó children in six practices present in this village: hunting, farm work, the production and sales of handicrafts, household chores, soccer and play. It was observed that the involvement of the pataxó children in their daily lives is facilitated by their proximity to the adults and by their access to different areas in the village. We can conclude that the pataxó children are constantly involved in an interesting and complex environment that provides them with innumerable ways of learning that do not need a deliberate teaching to happen.
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MLM2T
Issue Date: 25-Apr-2011
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
coelho__l._s.__2011_.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.