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dc.contributor.advisor1Heloisa Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Ronaldo Guimaraes Gouveapt_BR
dc.contributor.referee2Vania Barcellos Gouvea Campospt_BR
dc.creatorAndré Leite Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:11:09Z-
dc.date.available2019-08-14T09:11:09Z-
dc.date.issued2011-07-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NWF3Z-
dc.description.abstractThe characterization of demand in terms of spatial and temporal distribution is critical in transportation networks development. There are numerous methods for analysis and estimates of transportation demand, however conventional methods have high cost and execution time, which restrict its application frequency. Transportation systems are adopting smart technologies for specific purposes, which generate a wealth of information, but are rarely used to improve relevant studies and analysis, as it occurs with data from Automated Fare Collection - AFC. In order to mitigate the shortcomings of conventional transportation research methods, particularly implementation time and costs, this paper proposes a methodology to determinate a Transit Origin-Destination Matrix (OD) that use AFC data based on international experience. The methodology is divided into two stages. The first is given a sample matrix that includes the users of electronic card, called seed matrix. In the nextstep, the seed matrix is expanded through a process that uses counts of passenger flows. The main advantages associated with thist mhodology are: low cost and time for obtain the trix, large sample size and capacity to rebuild matrix with high frequency. This work also presents the application of the methodology for the municipal transport system of Maceió city, capital of Alagoas state, Brazil. The results were consistent, however, to measure more accurately the quality of the final matrix is suggested that in future work, are performed comparative tests between the matrix obtained by the proposed methodology and a matrix produced by a new methodology already consolidated.pt_BR
dc.description.resumoA caracterização da demanda no aspecto da distribuição espacial e temporal é fundamental no desenvolvimento de redes de transporte. Há inúmeros métodos para análise e estimativas da demanda de transporte, no entanto as metodologias convencionais apresentam custos e tempo de execução elevados, o que restringe a frequência de sua aplicação. Os sistemas de transporte vêm adotando tecnologias inteligentes para fins específicos, que geram uma infinidade deinformações, e que poucas vezes são utilizadas para aprimorar os estudos e análises pertinentes como ocorre, por exemplo, com os dados do Sistema de Bilhetagem Eletrônica SBE. Visando mitigar as deficiências dos métodos convencionais de pesquisa de transporte, principalmente prazos e custos de execução, este trabalho propõe uma metodologia para determinação de uma Matriz Origem/Destino (O/D) para passageiros do transporte público que utiliza o banco de dados do SBE baseada na experiência internacional. A metodologia é dividida em duas etapas. Na primeira é determinada uma matriz amostral que contempla parte dos passageiros usuários de cartão eletrônico, denominada matriz semente. Na etapa seguinte, a matriz semente é expandida através de um processo que utiliza contagens de fluxos de passageiros. As principais vantagens associadas a esta metodologia são: baixo custo e tempo de obtenção da matriz, elevada amostra e capacidade de se refazer a matriz com alta frequência. Este trabalho apresenta ainda a aplicação da metodologia para o sistema de transporte municipal da cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas. Os resultados obtidos foram consistentes, no entanto, para se medir com maior exatidão a qualidade da matriz final sugere-se que, em um próximo trabalho, sejam realizados testes comparativos entre a matrizobtida pela metodologia proposta e uma matriz recente produzida través de uma metodologia já consolidada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsistema dept_BR
dc.subjectfluxo de passageirospt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectbilhetagem eletrônicapt_BR
dc.subjectdeterminação de matriz ODpt_BR
dc.subjectsmartcardpt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.subject.otherTransportes Planejamentopt_BR
dc.titleDeterminação de matriz origem/destino utilizando dados do sistema de bilhetagem eletrônicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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