Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFHXL
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Francisco Coelho dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Thiago Antonio de Oliveira Sa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T14:30:17Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T14:30:17Z | - |
dc.date.issued | 2010-05-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFHXL | - |
dc.description.abstract | The aims of this work were featuring samba's social ascension, emphasizing the factors that made that musical style become visible and attractive to high and medium classes, and pointing out a seemingly contradictory cultural behavior, that is, those classes' interest in a kind of music made by poor levels of Rio de Janeiro's population. A bibliographic research on samba's History in XX Century Brazil was taken in order to pursuit these two objectives. It's possible to state that samba (1) as a musical preference, isn't a proper representative clue of individuals' social position, because it turned out to be commonplace among classes' consumption; (2) although it was made up by the lowest classes, samba isn't an imitation of dominant culture, but an independent culture-making process; (3) samba inverts the way hierarchically-situated groups pick culture from each other and (4) make symbolic class boundaries unclear, once it contributes for eclectic musical preferences. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a ascensão social do samba, enfatizando-se os fatores que proporcionaram ganho de visibilidade e de aceitação deste estilo musical entre as classes médias e altas, e apontar um comportamento cultural aparentemente contraditório, do interesse destes segmentos por um ritmo oriundo das camadas pobres da população da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre a história do samba no Brasil ao longo do século XX. Concluiu-se que o samba, (1) enquanto preferência musical, não é referência de posicionamento dos indivíduos no espaço social, dado que é preferência comum; que (2) apesar de criação de classes subalternas, não é uma imitação da cultura dominante e sim um processo criativo independente; que (3) ele inverte a direção da apropriação que grupos hierarquicamente dispostos fazem da cultura uns dos outros e que, finalmente, (4) embaça fronteiras do gosto de classes ao contribuir para o ecletismo nas preferências musicais. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Consumo Cultural | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Classes Sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.other | Samba História Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Classes sociais | pt_BR |
dc.title | Quem não gosta de samba, bom sujeito não é: consumo e apropriação cultural | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_thiago_pdf.pdf | 640.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.