Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFHXL
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco Coelho dos Santospt_BR
dc.creatorThiago Antonio de Oliveira Sapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:30:17Z-
dc.date.available2019-08-10T14:30:17Z-
dc.date.issued2010-05-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFHXL-
dc.description.abstractThe aims of this work were featuring samba's social ascension, emphasizing the factors that made that musical style become visible and attractive to high and medium classes, and pointing out a seemingly contradictory cultural behavior, that is, those classes' interest in a kind of music made by poor levels of Rio de Janeiro's population. A bibliographic research on samba's History in XX Century Brazil was taken in order to pursuit these two objectives. It's possible to state that samba (1) as a musical preference, isn't a proper representative clue of individuals' social position, because it turned out to be commonplace among classes' consumption; (2) although it was made up by the lowest classes, samba isn't an imitation of dominant culture, but an independent culture-making process; (3) samba inverts the way hierarchically-situated groups pick culture from each other and (4) make symbolic class boundaries unclear, once it contributes for eclectic musical preferences.pt_BR
dc.description.resumoOs objetivos deste trabalho foram caracterizar a ascensão social do samba, enfatizando-se os fatores que proporcionaram ganho de visibilidade e de aceitação deste estilo musical entre as classes médias e altas, e apontar um comportamento cultural aparentemente contraditório, do interesse destes segmentos por um ritmo oriundo das camadas pobres da população da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre a história do samba no Brasil ao longo do século XX. Concluiu-se que o samba, (1) enquanto preferência musical, não é referência de posicionamento dos indivíduos no espaço social, dado que é preferência comum; que (2) apesar de criação de classes subalternas, não é uma imitação da cultura dominante e sim um processo criativo independente; que (3) ele inverte a direção da apropriação que grupos hierarquicamente dispostos fazem da cultura uns dos outros e que, finalmente, (4) embaça fronteiras do gosto de classes ao contribuir para o ecletismo nas preferências musicais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo Culturalpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectClasses Sociaispt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherSamba História Brasilpt_BR
dc.subject.otherCulturapt_BR
dc.subject.otherClasses sociaispt_BR
dc.titleQuem não gosta de samba, bom sujeito não é: consumo e apropriação culturalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_thiago_pdf.pdf640.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.