Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFPYF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Renata Santoro de Sousa Lima Mobleypt_BR
dc.contributor.advisor-co1Flavio Henrique Guimaraes Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Pedreira Gonzagapt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Pereira Pagliapt_BR
dc.creatorVictor Sabato Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:33:58Z-
dc.date.available2019-08-14T12:33:58Z-
dc.date.issued2011-04-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TFPYF-
dc.description.abstractSince the maned wolf repertoire was described in the 1980s, research on the species started to focus mainly on its feeding habits, habitat use and diseases, and there hasnt been any more studies on its acoustic behavior. The objective of this study was to describe the vocal repertoire of the maned wolf in captivity and investigate the contexts in which the call types are used to determine its functions, reviewing the existing literature. 935 calls from 10 adult maned wolves were described qualitatively using the International Phonetic Alphabet and quantitatively by six variables: vocal duration, peak frequency, maximum amplitude location, 3rdquartile time location, 3rd quartile frequency location and fundamental frequency. They were separated into 10 call types. Eventually, the vocalizations were combined into composed calls. Even though the maned wolf is a solitary species, it has presented a call type richness similar to social canid species. The maned wolf repertoire is in accordance with motivation-structural rules and the principle ofantithesis, and some vocalizations presented non-linear phenomena.pt_BR
dc.description.resumoDesde que o repertório vocal do lobo-guará foi descrito na década de 1980, as pesquisas envolvendo a espécie passaram a focar principalmente seus hábitos alimentares, uso de área e doenças e não houve mais estudos a respeito de seu comportamento acústico. O objetivo deste estudo foi descrever o repertório vocal do lobo-guará em cativeiro e investigar os contextos em que os tipos de vocalização são usados para tentar determinar suas funções, revisando a literatura existente. Foram analisadas 935 vocalizações de 10 lobos-guaráadultos, descritas qualitativamente usando o alfabeto fonético internacional e quantitativamente por seis variáveis: duração da vocalização, frequência de maior energia, localização da amplitude máxima, localização do terceiro quartil de energia no domínio do tempo, localização do terceiro quartil de energia no domínio da frequência e frequência fundamental. As vocalizações foram separadas em 10 tipos. Eventualmente as vocalizações eram combinadas, dandoorigem às vocalizações compostas. Mesmo sendo uma espécie solitária, o loboguará apresentou uma riqueza de tipos de vocalizações semelhante à de espécies sociais. O repertório do lobo-guará está de acordo com as regras de estrutura-motivacional e ao princípio de antítese, e algumas vocalizações apresentaram fenômenos não lineares.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectConservação e Manejo na Vida Silvestrept_BR
dc.subject.otherVocalizaçãopt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherLobo-guarápt_BR
dc.titleAspectos do comportamento acústico do lobo-guará chrysocyon brachyurus (Illiger 1815)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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