Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZFKWF
Type: Tese de Doutorado
Title: A necessidade da aplicação da escuta diagnóstica para a abordagem precoce em saúde mental na atenção primária e a viabilidade de sua aplicação ao ensino médico
Authors: Betty Liseta Max de Castro Pires
First Advisor: Roberto Assis Ferreira
First Co-advisor: Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves
First Referee: Cristina Moreira Marcos
Second Referee: Maria Monica Freitas Ribeiro
Third Referee: Henrique Oswaldo da Gama Torres
metadata.dc.contributor.referee4: Flavio Diniz Capanema
metadata.dc.contributor.referee5: Bruno Jose Barcellos Fontanella
Abstract: Este ensaio teórico investigou as razões que corroboram a necessidade da aplicação da Escuta Diagnóstica em Saúde Mental, tendo sido embasado em uma pesquisa-ação com Metodologia Clínico-Qualitativa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, área de concentração: Saúde da Criança e do Adolescente da UFMG, na dissertação de mestrado intitulada: A Escuta Diagnóstica: uma proposta de ensino para a relação médico- paciente (PIRES, 2007). Os resultados obtidos em uma disciplina experimental, através da Escuta Diagnóstica, demonstraram que no real da prática clínica há um furo no saber, correlato às dificuldades dos alunos para a unificação de seus relatos em uma comunidade de conhecimento. As dificuldades relativas ao muro da linguagem foram retomadas pela via do Paradoxo de Russell aplicado à Teoria do Conhecimento, desvelando a inconsistência lógico-estrutural da ordem simbólica como uma contradição fundante de duas dialéticas diferentes, embora simultâneas. Há uma dialética de um indivíduo enquanto considerado social e passível de universalização pela ciência e uma outra dialética, a de um sujeito dividido estruturalmente pela linguagem. Além da exclusão prévia de quadros orgânicos, as modernas Classificações Diagnósticas em Psiquiatria, pela falta de comprovação de uma etiologia ou substrato anatomopatológico, se atém aos sintomas como critérios, tomando como objeto a doença. Portanto, há dois estatutos epistemológicos diferentes entre os Objetos: o da Psiquiatria a doença e o da Saúde Mental o doente. No vasto campo da Saúde Mental, a complexidade de um diagnóstico na Atenção Primária pode ser confundida com a aplicação de categorizações que podem ser úteis como instrumento de bancos de dados quantitativos para pesquisa. Os Objetivos na Saúde Mental são diferentes: os pacientes podem ser vistos como objetos passivos de terapias, ou escutados enquanto sujeitos. Nos casos de diagnóstico diferencial difícil e indefinido na Atenção Primária em Saúde Mental, especialmente na faixa etária de risco aumentado da adolescência, uma abordagem precipitada pode não ser suficiente ou a mais apropriada. Ainda que se demande ao médico uma resposta rápida, este lugar de endereçamento não deve ser ocupado, para se propiciar ao paciente/sujeito uma oportunidade para a fala. A teoria das Estruturas Clínicas formulada por Lacan permite a abordagem de diferentes sujeitos em laços sociais possíveis, que são sempre tangenciais ao paradoxo estrutural do saber/não-saber. Durante o curso médico, o aluno deve ser advertido de que cada paciente/sujeito estabelece relações transferenciais que ocorrem segundo o sintoma e a Estrutura de cada um, e dos riscos para estes pacientes. Portanto, uma advertência teórica prévia faz-se necessária e em caráter obrigatório no currículo, apontando para a possibilidade da construção teórica de hipóteses diagnósticas precoces de Estrutura. Para os casos sem definição que requerem uma Escuta Diagnóstica, esta enseja uma oportunidade aos interessados por este procedimento para que escutem um sujeito falante, ensejando a realização de uma abordagem precoce em Saúde Mental na Atenção Primária em caráter preventivo. Nesta investigação, também poderá emergir um sujeito no aluno, questionando as suas próprias razões, discutindo a profissão médica e as incidências éticas sobre a medicina como um todo.
Abstract: This theoretical essay investigates the reasons supporting the need for implementing Diagnostic Listening within the field of Mental Health. It was grounded on an active research with Clinical-Qualitative Methodology, which was held at the Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente da UFMG. The ensuing masters thesis was entitled: A Escuta Diagnóstica: uma proposta de ensino para a relação médico-paciente (PIRES, 2007). The results obtained in an experimental discipline, through the triangulation method, showed that in actual clinical practice there is a hole in the knowledge correlated to the difficulties reported by students in unifying their accounts in a "knowledge community". The difficulties relating to the wall of language were taken by means of Russell's Paradox applied to the theory of knowledge, revealing the structural-logical inconsistency of the symbolic order as a founding contradiction of two different, although simultaneous, dialectics. There is a dialectic of an "individual"as long as he or she is considered social and susceptible to universalization by scienceand another dialectic, which is that of the subject structurally split by language. Beyond preemptively excluding organic frameworks, the modern Diagnostic Classifications in psychiatry, because of their lack of propaedeutic to prove an etiology or an anatomopathological substrate, adhere to the symptoms as criteria, taking the disease as their object. Therefore, there are two different epistemological statuses between the Objects: the object of Psychiatry the disease and the object of Mental Health the patient. In the vast field of Mental Health, the complexity of diagnosis in Primary Care can be confused with the implementation of categories that may be useful as tools for databases. The Objectives are different: patients can be seen as the passive objects of therapies or heard as subjects. In cases of difficult and undefined differential diagnosis in Primary Mental Health Care, especially the higher-risk age group of adolescence, a hasty approach may not be sufficient or the most appropriate, posing a risk to patients/subjects. Even if a quick response is demanded from the physician, he or she should not take over that role, instead offering the patient/subject an opportunity to speak. During medical school it is necessary to warn the student that each patient/subject establishes relationships tangential to knowledge, according to their symptoms and their Structure, and that the Clinical Structures developed by Lacan provide different possible types of transfers and social ties. This preventive theoretical warning is necessary and should be mandatory in the curriculum so that the formulation of diagnostic hypotheses of earlier Structures is made possible. In cases requiring Diagnostic Listening this gives rise to an opportunity for teachers and students who are interested in this procedure to listen to a speaking subject, in his or her structurally paradoxical relationship between knowing/not knowing, and engage in an early Mental Health approach in Primary Care. By facilitating this kind of investigation a subject might also emerge within the student, questioning his or her own reasons, discussing the medical profession and the ethical implications of medicine as a whole.
Subject: Diagnóstico precoce
Educação médica
Humanização da assistência
Ensino/métodos
Psiquiatria
Relações médico-paciente
Metodologia
Saúde mental
Entrevista psicológica
Psiquiatria/educação
Saúde holística
Cuidados primários de saúde
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZFKWF
Issue Date: 2-Aug-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_doutorado___betty_liseta_marx_de_castro_pires.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.