Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQ2Q
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A produção do imaginário de eficiência escolar das aulas de instrução elementar de mestres particulares em Minas Gerais, século XIX (1835-1889)
Authors: Flávia Gontijo de Sousa
First Advisor: Cynthia Greive Veiga
First Referee: Rosana Areal de Carvalho
Second Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Abstract: O objetivo desta dissertação é investigar o processo de institucionalização da instrução elementar em Minas Gerais, no período de 1835 a 1889, apresentando as especificidades da organização e do funcionamento das aulas particulares em relação às aulas públicas. No Brasil, o século XIX foi marcado pelo ideário de construção de uma nação, com o fortalecimento do Estado Nacional. Uma das ações que foram feitas no sentido dessa construção foi a implementação e difusão da instrução elementar, ou seja, do saber ler, escrever e contar. Desde a Constituição de 1824, a instrução primária foi instituída gratuita para todos os cidadãos. O Ato Adicional de 1834 regulamentou a obrigatoriedade desse ensino e a descentralização das normatizações que organizam a instrução, ficando a cargo de cada província elaborar e reger esse processo de estruturação legislativa educacional. As políticas educacionais elaboradas pelas elites no Brasil contemplavam o acesso à instrução elementar para todas as classes como maneira de formar e civilizar o povo. A instrução foi tida como uma forma estratégica de manutenção da ordem. Nesta dissertação, analisamos as legislações educacionais mineiras, demonstrando as normatizações despendidas aos mestres particulares e aos públicos. Apresentamos as políticas liberais que favoreceram a existência das aulas elementares de mestres particulares, além de discutirmos as redes clientelistas que se formaram entre mestres e gestores e que também corroboraram o funcionamento dessas aulas. Analisamos como se deu a organização do trabalho docente, a inspeção e o controle exercidos pelo Estado e pelos pais nas aulas elementares particulares, e a forma de subvenção estatal, estabelecendo comparações com o salário dos mestres público, particulares e funcionários ligados à instrução, além da análise de documentos produzidos por gestores e que indicam uma maior qualificação dos mestres e das aulas elementares particulares em detrimento ao ensino público. Discutimos os fatores que, ao longo do período oitocentista na província mineira, contribuíram para a construção de pensamentos coletivos que desvalorizavam os mestres e as aulas públicas e valorizavam os mestres e as aulas particulares, estes como componentes de um imaginário de eficiência escolar das aulas elementares de professores particulares. As discussões propostas serão abordadas a partir do cruzamento e diálogo das fontes documentais, tais como relatórios de presidentes de província, a legislação educacional da província mineira, relatórios dos ministros do império, a Revista Escolar, a Revista do Ensino e ofícios diversos encontrados no Arquivo Público Mineiro, juntamente com bibliografias que discutem as temáticas.
Abstract: The aim of this dissertation is to investigate the process of institutionalization of the primary education in Minas Gerais from 1835 to 1889 showing the specificities of the organization and the operation of private classes compared to public classes. In Brazil, the nineteenth century was marked by the ideals of the construction of a nation, strengthening of the National State. One of the actions which have been made for it was the implementation and diffusion of the primary education, or to know how to read, write and count. Since the Constitution of 1824, was instituted free primary education for all citizens. The Additional Act of 1834 regulated the obligation of this education and the decentralization of regulations that organize education leaving it to each province establish govern the process of structuring legislative education. Educational policies developed by the élite in Brazil contemplated the access to primary education for all classes as a way to educate and civilize people. The education was seen as a strategic way of maintaining the order. In this study it was analysed the educational laws in Minas Gerais showing the regulations spent on private and public masters. We showed the liberal policies that favored the existence of primary classes of private masters and discuss the patronage networks that were formed between masters and managers and that also supported the work of these classes. We analysed how the organization of teaching work was, the inspection and the control practiced by the State and parents in private primary school and the way of state subsidy, making comparisons to the salaries of public and private teachers and professionals of education, beyond analyzing documents done by managers and that indicate a higher qualification of teachers and private primary classes to the detriment of public education. We discussed the factors that throughout the nineteenth century in the province of Minas Gerais, contributed to the construction of collective thoughts which devalued teachers and public classes and valued the private teachers and classes, such as components of an imaginary efficiency of primary school classes tutors. The discussions will address proposals from crossing and dialogue of documentary sources, such as reports of provincial presidents, educational legislation of the province of Minas Gerais, reports of the ministers of empire, the School Magazine, the Magazine of Education and several crafts found in Arquivo Público Mineiro, along with bibliographies that discuss the issues.
Subject: Educação História Século XIX  Minas Gerais
Ensino primário
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZLQ2Q
Issue Date: 31-Aug-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_revisada.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.