Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZRLXJ
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rogerio Antonio Lopes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Livia Mara Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Olimpio Jose Pimenta Neto | pt_BR |
dc.creator | Anderson Manuel de Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T15:14:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T15:14:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZRLXJ | - |
dc.description.abstract | This study aims at investigating how Nietzsche employs the notions of error and fiction in the so-called middle period writings, in which the philosopher seeks to develop a new image of the free spirit. Nietzsche is particularly concerned with the role error and fictions play in the human cognition. I will be arguing that according to Nietzsche error and fiction are not peculiar to a certain group of people or to a specific style of life, but are rather intrinsically connected to the human condition. Given that,even the free spirit could not dispense with errors and fictions. This description of the human condition is followed by a distinction between bad and good errors and fictions: while the former does contribute only to the values of life-conserving and lifepreserving, the latter is supposed to contribute to values of life-increasing and lifeenhancing. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo fazer uma análise dos usos que Nietzsche faz das noções de erro e ficção nas obras do período intermediário, nas quais o filósofo procura desenvolver uma nova imagem do espírito livre. Constata-se que há uma preocupaçãodo filósofo em fazer referência a erros e ficções que estiveram presentes na formação do conhecimento humano. Nossa hipótese é a de que o erro e a ficção não são peculiares a um grupo de pessoas, ou a um estilo específico de vida, mas referem-se à condição humana. Neste sentido, mesmo os espíritos livres não poderiam prescindir de erros eficções. Defendemos que ao fazer esta caracterização da condição humana, Nietzsche desenvolve uma distinção em termos de piores e melhores ficções; enquanto as primeiras atuariam com o objetivo de apenas conservar a vida, as ficções melhores seriam responsáveis não apenas pela conservação da vida, mas também pela suaexpansão. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Nietzsche | pt_BR |
dc.subject | Ficção | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Erro | pt_BR |
dc.subject.other | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o erro e a ficção nas obras do período intermediário de Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_pdf.pdf | 606.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.