Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-954N8G
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eduardo Soares Neves Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Verlaine Freitas | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Douglas Garcia Alves Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Henry Martin Burnett Junior | pt_BR |
dc.creator | Sara Juliana Pozzer da Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T23:51:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T23:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-954N8G | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with Theodor W. Adornos philosophical position concerning the grounding of philosophical knowledge and its relationship to aesthetics. For this purpose, it approachs this authors criticism to the philosophical positions that still depend on the truths concept of tradition as adequacy and hipostatize the realm of reflection, proposing a group of principles, concepts or axioms, as independent of the historically determined content and also seeks to ground such content in the aforementioned manner. To oppose to this way of dealing with knowledge and to obtain a kind of knowledge which be in intrinsic mediation with the content, the dissertation aims to demonstrate that Adorno proposes another knowledges model and that this model is only possible starting from the philosophical reflection about art. Key-words: grounding, knowledge, aesthetics, art. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata da posição filosófica de Theodor W. Adorno acerca da fundamentação do conhecimento filosófico e a relação desta com a estética. Para tal, abordaremos as críticas do referido autor às posições filosóficas que - ainda dependentes do conceito de verdade como adequação da tradição - hipostasiam um âmbito da reflexão, propondo um conjunto de princípios, conceitos ou axiomas, como independentes do conteúdo, historicamente determinado, e, mais que isto, fundamentando tal conteúdo. Para opor-se a este modo de tratar o conhecimento e conseguir um conhecimento em intrínseca mediação com o conteúdo, a tese demonstrará que Adorno propõe outra forma de conhecimento e que esta só é possível a partir da reflexão filosófica sobre a arte. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Fundamentação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Adorno, Theodor W, 1903-1969 | pt_BR |
dc.subject.other | Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Estética | pt_BR |
dc.title | A arte e o segundo giro copernicano na Filosofia de Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_sara_juliana_pozzer_da_silveira.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.