Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CHEB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.advisor-co1Tânia de Freitas Resendept_BR
dc.contributor.referee1Tânia de Freitas Resendept_BR
dc.contributor.referee2Geraldo Magela Pereira Leaopt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee4Juarez Tarcisio Dayrellpt_BR
dc.contributor.referee5Analise de Jesus da Silvapt_BR
dc.creatorFlávia Renata Guimarães Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T11:39:28Z-
dc.date.available2019-08-10T11:39:28Z-
dc.date.issued2012-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-96CHEB-
dc.description.abstractThe main objective of the research is to understandthe look of youth for Integrated School Program (PEI), of the Municipal Education ofBelo Horizonte. Thus, it became important to know if the program in the format it is presented and developed with the students of the 3rd cycle of Basic Education, approaches theaspirations of young people linked to it, or if this Program, to turn to youth , is configured more like a re-adaptation of a proposal designed for the universe of childhood. For this, during the school year 2011, followed eleven teenagers, aged between 12 and 15 years, a municipal school in the Northeast of the city, on the occasions when they participated in the Workshops offered in PEI. The selection criteria for the school where the research took place were the presence of greater number of students enrolled in PEI and the condition of the work program at the school for at least two years. As a research methodology, I used qualitative analysis (Strauss and Corbin, 2008), as instruments observation unstructured (Vianna, 2003) and semi-structured interview (Rubin & Rubin, 1995). Research has shown that the PEI serves the universeof youth and young people appear to feel addressed by it, including adapting them to stay in PEI to their personal choices, motivated by multiple issues, that includetraining, socialization, the emotional ties, family and others. There is no significance and meanings pre-defined, but built from experience that young people in PEI, which can be positive or not, as the feeling of hospitality, building autonomy, affirmation of identity, among others. By joining the program, youth reframes it, mobilizing other people involvedto rethink it, so you can not apply the PEI modeled geared for children. It was found that the insistence on the rigidity of the format of PEI could lead to discouragement in youth participation; hence, flexibility (in time and space) would feature a more coherent with the current condition of youth and better talk to the youths of today's society.pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo da pesquisa aponta para a compreensão do olhar da juventude para o Programa Escola Integrada (PEI), da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Assim, tornou-se importante saber se o mesmo, no formato como é apresentado e desenvolvido junto aos(às) estudantes do 3º Ciclo do Ensino Fundamental, se aproxima dos anseios dos(as) jovens a ele vinculados(as), ou se o referido Programa, ao se voltar para a juventude, formata-se mais como uma (re) adaptação de uma proposta pensada para o universo infantil. Para isso, durante o ano letivo de 2011, acompanheionze adolescentes, com idades compreendidas entre 12 e 15 anos, de uma escola municipal da região Nordeste do município, nas ocasiões em que eles(elas) participavam das Oficinas oferecidas no PEI. Os critérios de escolha da escola onde se realizou a pesquisa foramo da presença do maior número de estudantes inscritos no PEI e o da condição de o Programa funcionar na escola há, no mínimo, dois anos. Como metodologia de pesquisa, utilizei-me da análise qualitativa (Strauss e Corbin, 2008), tendo como instrumentos a observaçãonão- estruturada (Vianna, 2003) e a entrevista semiestruturada (Rubin & Rubin, 1995). A pesquisa mostrou que o PEI assiste o universo juvenil e os(as) jovens aparentam sentir-se contemplados(as) pelo mesmo, inclusive adaptando a permanência deles(as) no PEI às suas escolhas pessoais, motivadas por questões múltiplas, que contemplam a formação, a socialização, os laços afetivos, a família e outras. Não há significados e sentidos pré-definidos, mas construídos, a partir do que os(as) jovens vivenciam no PEI, podendo ser positivos ou não, como a sensação de acolhimento, de construção da autonomia, de afirmação da identidade, dentre outros. Ao ingressar no Programa, a juventude ressignifica o mesmo, mobilizando os demais sujeitos envolvidos a repensá-lo, de forma que não se é possível reproduzir o PEI nos moldes voltados para o públicoinfantil. Verificou-se que a insistência na rigidez do formato do PEI poderia promover o desestímulo na participação juvenil; assim, a flexibilidade (de tempos e espaços) seria uma característica mais coerente com a condição juvenil atual e melhor dialogaria com as juventudes da sociedade hodierna.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPrograma Escola Integradapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherEducação integralpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAdolescência  Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherJuventudept_BR
dc.titleOs significados atribuídos ao projeto Escola Integrada, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, pela juventude do 3º ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o__fl_via_renata_guimar_es_moreira.pdf760.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.