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dc.contributor.advisor1Ana Cristina Cortes Gamapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arthur Melo e Kummerpt_BR
dc.contributor.referee1Arthur Melo e Kummerpt_BR
dc.contributor.referee2Amelia Augusta de Lima Frichept_BR
dc.contributor.referee3Andrea Rodrigues Mottapt_BR
dc.contributor.referee4Zuleica Antonia Camargopt_BR
dc.contributor.referee5Renata Rangel Azevedopt_BR
dc.creatorAndrea Alves Maiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:49:18Z-
dc.date.available2019-08-10T12:49:18Z-
dc.date.issued2012-12-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-96LJ7V-
dc.description.resumoA insuficiência central da inibição comportamental,que resulta no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), repercute no controle do comportamento motor. Desta forma, a hipótese desta pesquisa é que este distúrbio pode desencadear hiperfunção crônica e repetitiva na musculatura do trato vocal e consequentemente estar associado à disfonia na infância. Assim, o presente estudo teve os objetivos de revisar de forma integrativa eanalisar criticamente a literatura quanto às características comportamentais de crianças disfônicas e avaliar a fala, o perfil e o comportamento vocal de crianças com e sem TDAH, na faixa etária de sete a 10 anos de idade. Trata-se de um estudo caso-controle, com a avaliação de 67 crianças com TDAH do Ambulatório de psiquiatria do HC/UFMG e 131 escolares sem distúrbio comportamental relatado. Estas crianças tiveram as suas vozes avaliadas por análise perceptivo-auditiva e acústica, além disso, o perfil comunicativo e os comportamentos de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição foram analisados por anamnese e MTA-SNAP-IV, respectivamente, respondidos pelos pais. Todas as crianças foram convidadas para avaliação otorrinolaringológica por nasofibroscopia. A revisão integrativa sobre as características comportamentais de crianças disfônicas não estabelece um perfil e a sua relação de causa e efeito ainda não foi confirmada. Mas, os resultados foram consistentes na recomendação sobre a importância desta análise na avaliação deste sintoma. Encontramos associação positiva entre o TDAH e disfonia e a presença de características de fala e comportamentos vocais inadequados. As frequências de ocorrência dos sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição e o sexo das crianças interferem nas suas características de fala e nos comportamentos vocais de abuso e mau uso. No grupo de 40 crianças com TDAH e 11 sem TDAH, as alterações de pregas vocais mais frequentes foram nódulos e espessamento de borda livre. Este estudo permite estabelecer a relação entre a disfunção no controle inibitório central e a hiperfunção fonatória, que justifica a associação entre o TDAH e a disfonia na infância,na faixa etária de sete e 10 anos. Pesquisas futuras analisando a relação de causa e efeito para a disfonia infantil pode possibilitar ações terapêuticas mais eficazes junto a estas crianças. Concluindo, a literatura recomenda a análise das características comportamentais de crianças disfônicas; crianças com TDAH apresentam mais disfonia, sem diferença entre os seus subtipos e a presença de comorbidades. Essas crianças apresentam comportamentos vocais, características de fala e hábitos prejudiciais à saúde vocal. O sexo e os traços de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição influenciam o comportamento comunicativo das crianças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectvozpt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectDéficit de atençãopt_BR
dc.subjectHiperatividade/impulsividadept_BR
dc.subjectDistúrbio dapt_BR
dc.subjectDisfonia infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComportamento disruptivopt_BR
dc.subject.otherPediatriapt_BR
dc.titleAssociação entre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e a fonoarticulação e comportamentos vocais na infânciapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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