Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UH46
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ingrid Faria Gianordoli Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Adriano Roberto Afonso do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Erika Lourencopt_BR
dc.creatorViviane Cristina Fernandes Cezarpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:09:47Z-
dc.date.available2019-08-09T20:09:47Z-
dc.date.issued2011-09-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-96UH46-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate and describe the social representation of aggression among girls of school age girls, identifying belongings that contribute to intergroup dynamics. The work was carried out with six girls aged 12 to 13 years and six girls aged 14 and 15 years of a public school, and with six girls aged 12 to 13 years and six girls aged 14 to 15 years in a private school. Through this division of respondents into different groups, we point out the data that appears more significantly in each age group and every type of school. The first step in the process of data collection was to hold focus groups in the private school and in public schools. From what was reported in the group, was made the recruitment of four girls to carry out the interviews. Data from four focus groups and four individual interviews, conducted in private school and in public schools, were subjected to content analysis procedure. With the aid of software Nvivo7 started the process of construction of categories to organize data according to themes or "core sense" common. The results indicate that the content of the interviewees' discourse was organized around the following themes: aggression and differences, causes of aggression, types of aggression, the consequences of aggression, types of intervention, personal characteristics and relationship between friends. The discussion of our results point to the fact that aggression among girls will be experienced as a function of social context in which the child is inserted. In this sense there are similarities and differences in how girls private school and public school will notice the phenomenon. The same holds true regarding the issue age, when referring to the group of girls aged 12 and 13 and the group of girls of 14 and 15 years in each school type. Concerning the causes of aggression, the girls realize that underscore the gossip as a prominent cause of aggression between them. The themes of gossip concerning the dispute by the affective-sexual issues.No respect to types of interventions that occur in the face of aggression is important to reflect on the ineffectiveness. According to our results, our respondents demonstrate disbelief in terms of seeking assistance when they suffer abuse.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar e descrever a representação social de agressão entre meninas para meninas em idade escolar, identificando as pertenças intergrupais que contribuam para a dinâmica identitária.O trabalho foi realizado junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola pública; e junto a seis meninas entre 12 e 13 anos e a seis meninas entre 14 e 15 anos de uma escola particular. Por meio dessa divisão das entrevistadas em diferentes grupos, buscamos apontar os dados que aparecem de forma mais significativa em cada faixa etária e em cada tipo de escola. A primeira etapa do procedimento de coleta de dados foi a realização dos grupos focais na escola particular e na escola pública. A partir do que foi relatado no grupo, foi feito o recrutamento de quatro meninas para a realização das entrevistas individuais. Os dados provenientes dos quatro grupos focais e das quatro entrevistas individuais, realizados na escola particular e na escola pública, foram submetidos ao procedimento de análise de conteúdo. Com o auxílio do software Nvivo7, iniciamos o processo de construção das categorias a fim de organizar os dados de acordo com temas ou núcleos de sentidos comuns. Os resultados apontam que conteúdo das falas das entrevistadas se organizou em torno dos seguintes temas: agressão e diferenças, causas da agressão, tipos de agressão, conseqüências da agressão, tipos de intervenção, características pessoais e relação entre amigas. A discussão dos nossos resultados apontam para o fato de que a agressão entre meninas será vivenciada em função do contexto social no qual a menina está inserida. Nesse sentido há diferenças e similaridades na forma como meninas da escola particular e da escola pública irão perceber o fenômeno. Da mesma forma ocorre em relação à questão etária, quando nos referimos às meninas ao grupo de 12 e 13 anos e ao grupo de meninas de 14 e 15 anos em cada tipo de escola. Quanto às causas das agressões, percebemos que as meninas ressaltam a fofoca como uma causa proeminente da agressão entre elas. Os temas da fofoca dizem respeito à disputa afetivo-sexual pelos meninos e a questões ligadas à aparência física.No que tange aos tipos de intervenção que ocorrem frente às agressões é importante refletir sobre a ineficácia das mesmas. De acordo com nossos resultados, nossas entrevistadas demonstram descrença em relação à busca de auxílio quando sofrem agressões.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgressão entre meninaspt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subject.otherBullyingpt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleBullying feminino: meninas em idade escolar e suas representações sociais de agressão entre meninaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
elementos__pr_textuais_vcfc.pdf153.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
disserta__o_vcfc.pdf792.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.