Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97GHXS
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Allan Claudius Queiroz Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Luiz Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Oliveira Andradept_BR
dc.contributor.referee4Marcelo Alvim Sciannipt_BR
dc.creatorLeandro Pinheiro Cintrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:39:14Z-
dc.date.available2019-08-09T20:39:14Z-
dc.date.issued2013-03-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-97GHXS-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the linkage between innovation and competence management and their impact on the performance in public and private organizations of health sector of Minas Gerais. lt was necessary to determine the theoretical constructs of competence, innovation and organizational performance, to achieve the proposed objective in this study and also enable an appropriate methodological approach. This articulation is carried on this work for the health context in Brazil, which has a Health System (SUS) with peculiarities and complex environment for a human resource management at this area. The specitie objectives of the study included: analyze the competence management conduction in studied organizations; discuss how innovation processes take place in the organizations studied, considering the different perspectives, and investigate the consequences caused in driving innovation and competences, establishing relevant links and joints, mainly with organizational performance. The study on Secrctaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SESMG), Unimed Belo Horizonte and lnstituto de Previdência dos Servidores o Estado de Minas Gerais (IPSEMG) presents the project management as the primary management tool innovation used by healthcare institutions, coupled with systematic monitoring of institutional performance and strategic planning, with direct impact on organizational performance. The competence management is presented as a tool intended to improve the organizational performance, however, it was not observed as reality in the institutions studied because of the difficulties encountered in implementation.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a articulação entre a gestão da inovação e de competências e seu impacto nos resultados (desempenho) organizacionais, considerando o estudo em organizações no setor da Saúde do estado de Minas Gerais, nas esferas pública e privada. Para o alcance do objetivo proposto neste trabalho, foi necessário delimitar os construtos teóricos de competências, inovação e desempenho organizacional, para dar base à apresentação da articulação desses construtos e, também, viabilizar um percurso metodológico adequado. Essa articulação é transportada neste trabalho para o contexto de saúde no Brasil, que possui um Sistema Único de Saúde (SUS) com peculiaridades que fazem, o ambiente ficar mais complexo para uma gestão de recursos humanos nesta área. Os objetivos específicos do trabalho compreenderam: analisar como é conduzida a gestão de competências nas organizações do estudo; discutir como ocorrem os processos de inovação nas organizações estudadas, considerando as diferentes perspectivas existentes; e investigar as consequências provocadas na condução da inovação e de competências, estabelecendo os vínculos e as articulações pertinentes, principalmente com o desempenho organizacional. O estudo realizado na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na Unimed Belo Horizonte e no lnstituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) demonstrou que a gestão de projetos é uma ferramenta de gestão de inovação utilizada pelas instituições de saúde, aliada à sistemática de acompanhamento do desempenho institucional e do planejamento estratégico, com impacto direto no desempenho organizacional. A gestão de competências se apresentou como intenção de ferramenta para melhorar o desempenho organizacional, porém não ficou evidenciado como realidade nas instituições estudadas, pelas dificuldades encontradas no momento de sua implantação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de recursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de saúdept_BR
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subject.otherRecursos humanos na saúde públicapt_BR
dc.subject.otherSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleArticulação entre inovação, competências e desempenho organizacional: um estudo em organizações de Minas Gerais na área da Saúdept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandro_pinheiro_cintra.pdf26.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.