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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento global de crianças em idade escolar nascidas prematuras e acompanhadas no ambulatório de crianças de risco hospitalar das clínicas da UFMG (ACRIAR): habilidades motoras e fatores associados
Authors: Rafaela Silva Moreira
First Advisor: Claudia Regina Lindgren Alves
First Co-advisor: Livia de Castro Magalhaes
First Referee: Livia de Castro Magalhaes
Second Referee: Maria Candida Ferrarez Bouzada Viana
Third Referee: Denise Castilho Cabrera Santos
Abstract: Introdução: Os resultados adversos no desenvolvimento provenientes do nascimento prematuro constituem uma das grandes preocupações atuais na área da saúde. Vários aspectos do desenvolvimento podem ser prejudicados a curto, médio e longo prazo, tais como comportamento motor, coordenação, atenção e até desempenho acadêmico. Além dos fatores de risco biológicos, crianças nascidas prematuras podem est ar expostas a múltiplos riscos e o contexto em que estão inseridas pode ser decisivo. Objetivos: Descrever a prevalência de alterações motoras em crianças nascidas prematuras avaliadas na idade escolar e investigar a associação entre condições de risco e o desenvolvimento motor de crianças nascidas prematuras.Métodos: Foi realizado estudo transversal observacional envolvendo crianças nascidas com idade gestacional <35 semanas e/ou peso <1500 gramas de oito a 10 anos de idade e suas famílias, acompanhadas no Ambulatório de Referência para Crianças de Risco (ACRIAR) do Hospital das Clinicas da UFMG. Os pais responderam a um Questionário Estruturado (QE), ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF) e ao Strengths and Difficulities Questionnaire (SDQ). O QE incluiu dados da história pregressa do desenvolvimento e grau de autonomia das crianças em atividades de vida diária. Foram utilizados o Token Test (TT) para avaliação neuropsicológica, SDQ para examinar o comportamento e o Teste de Desempenho Escolar (TDE) para avaliar o desempenho escolar. O Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) foi utilizado para avaliar o desenvolvimento motor, sendo considerados alterados resultados abaixo do percentil 15 para a idade. Os testes Qui-quadrado, exato de Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados para verificar a existência de associação entre o resultado do MABC-2 e os outros desfechos. Foi realizada análise multivariada (regressão logística) utilizando modelo hierarquizado. Adotou-se nível de significância de 0,05 no modelo final da analise multivariada. Resultados: Foram avaliadas 100 crianças aparentemente normais que nascera m com mediana do peso de 1370g e de idade gestacional de 31 semanas, ficaram em média 30 dias internados e usaram oxigênio por cinco dias. Cerca de 6% das crianças tiveram Hemorragia Intraventricular de grau II ou III e 80% nasceram de parto cesáreo. Mais de 60% das crianças foram amamentadas por mais de seis meses, 10% possuíam perímetro cefálico alterado aos dois anos e 16% fizeram algum tratamento de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional durante os primeiros anos de vida. As mães tinham, em média, 27 anos ao nascimento da criança, tiveram dois filhos e a renda percapita das famílias era de um salário mínimo. No momento da ent revista mais de 60% das mães trabalhavam fora do lar e a aproximadamente metade destas possuíam menos de oito anos de estudo. A prevalência de alterações motoras foi de 39%. Destreza manual foi à subárea mais afetada (49%), seguida de equilíbrio (35%) e la nçar e agarrar bola (26%). Cerca de 30% das crianças apresentaram alterações no Teste Neuropsicológico, de comportamento e no teste de desempenho escolar. As variáveis que demonstraram ter associação independente com o desempenho motor foram Recursos do Ambiente Familiar-RAF (OR=0,95 e IC=0,91-0,99), Idade da mãe ao nascimento da criança (OR=0,88 e IC= 0,80-0,97), Mãe que trabalha fora do lar atualmente (OR=4,07 e IC= 1,43-11,56) e Peso ao nascer (OR=0,99 e IC=0,997-0,999). Verificou-se que quanto menor o peso da criança ao nascer, a idade da mãe ao nascimento da criança e o resultado do RAF maior o risco da criança apresentar alteração do MABC-2. A chance de a criança apresentar alteração no MABC-2 é quatro vezes maior quando a mãe não trabalha fora de casa. Não houve associação significante entre resultado do MABC-2 e TDE (p=0,09), TT (p=0,47) e SDQ (p=0,45). Houve associação entre o resultado do MABC-2 e as tarefas funcionais de Amarrar sapatos (p<0,001) e Abrir e fechar zíper e/ou botões (p=0,01).Conclusão: Os resultados evidenciam a importância dos fatores ambientais no desempenho motor de prematuros, além de fatores já conhecidos como o peso ao nascimento. Apesar de não ter sido demonstrada associação entre o desempenho motor, escolar e neuropsicológico, é importante considerar a elevada prevalência destasalterações em escolares nascidos prematuros aparentemente normais. Faz -se necessário maior orientação dos pais e profissionais para detecção precoce e intervenção oportuna, antes que prejuízos escolares e sociais se instalem. Verificou -se ainda que tarefas funcionais que requerem maior habilidade manual (amarrar sapatos e abrir e abrir e fechar zíper e/ou botões) foram associadas a alterações motoras. Testes padronizados mostraram-se úteis para a detecção de alterações do desenvolvimento em diversas áreas.
Abstract: Introduction: The adverse results on the development associated with premature birth are a major concern in healthcare today. Despite the increased survival of these children due to the higher obstetric and neonatal support available in recent decades, preterm children are still more susceptible to development al problems when compared to their full term peers. Various aspects of the development can be harmed in the short, medium and long term, such as motor behavior, coordination, and attention and academic performance. In addition to the biological risk factors, preterm children may be exposed to multiple risks and the context in which they live can be decisive for positive or negative effects on their development. Objectives: Describe the prevalence of motor deficits in preterm children assessed at school age and to investigate the association bet ween risk conditions and motor development of preterm children. Methods: We conducted an observational cross-sectional study involving children born with gestational age <35 weeks and/or birth weight <1500 grams eight to 10 years old and their families recruited at the Follow up Clinic for Children at Risk (ACRIAR), Hospital das Clinicas UFMG. Parents answered a Structured Questionnaire (QE), the Inventory of Resources Environment Family (RAF) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The QE data included a developmental history and degree of autonomy of children in activities of daily living. Neuropsychological function was assessed with the Token Test (TT), the SDQ was used as a behavioral index and school performance was assessed with the Academic Performance Test (TDE). The Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) was used to assess motor development with the cut off criteria set at the 15th percentile. Chi-square, Fisher exact and Kruskal-Walliss tests were used to verify the association between the results of the MABC-2 and outcomes. We performed multivariate analysis (logistic regression) using a hierarchical model. We adopted a significance level of 0.05 in the final model of the multivariate analysis. Results: We evaluated 100 children "apparently normal" born with median weight of 1370g, who spent on average 30 days in hospital and use oxygen for five days. About 6% of children had intraventricular hemorrhage grade II or III and 80% were born by cesarean section. Over 60% of the children were breastfed for more than six months, 10% presented cephalic perimeter below expectation at the age of 2 and 16% were submitted to physiotherapy and/or occupational therapy during their lifetime. The mothers were, on average, 27 years old at the birth of the child, had two children and household per capita income of one minimum wage. At the time of interview over 60% of the mothers worked outside the home. Prevalence of motor deficits was 39%. Manual dexterity was the most affected subarea (49%), followed by balance (35%) and ball skills (26%). About 30% of children showed deficits in the TT and/or SDQ and/or TDE. The variables that have demonstrated an independent association with motor performance were "Resources Environment Family-RAF" (OR=0.95 and CI=0.91-0.99), "Mother's age at birth of the child" (OR=0.88 and CI=0.80-0.97), "Mother who works away from home today" (OR=4.07and CI=1.43-11.56) and "Birthweight" (OR=0.99 and CI=0.997-0.999). According to the regression model, the lower the birthweight, the mother´s age and the RAF score the higher the risk of getting an atypical score on the MABC-2. The odds of getting an atypical score on the MABC-2 was four times greater when the mother did not work outside the home. There was no significant association between outcome the MABC-2 and TDE (p=0.09), TT (p=0.47) and SDQ (p=0.45). There was, however, association between the MABC-2 and functional skills such as "Tying shoes"(p<0.001) and "Open and close zipper and/or buttons (p=0.01). Conclusion: The results of this study highlight the relevance of environmental factors for the motor performance of preterm children, in addition to factors already known such as birthweight. Despite the association between motor neuropsychological and school performance have not been demonstrated, it is important to consider the high prevalence of these disorders in "apparently normal" preterm schoolage children. It is important to offer further guidance to parents and professionals for early detection and timely intervention before school and social failure have installed. It was also found that functional tasks requiring greater manual dexterity (tying shoes and opening and opening and closing zipper and/or buttons) were associated with motor deficits. Standardized tests have proved to be useful to detect deficits in several areas of development.
Subject: Comportamento infantil
Nascimento prematuro
Doenças do prematuro/diagnóstico
Cognição
Idade gestacional
Fatores de risco
Desenvolvimento infantil
Prematuro
Recém-nascido
Pediatria
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97KGU7
Issue Date: 8-Feb-2013
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